treinamento funcional: como funciona e para quem é indicado

Treinamento funcional – Como funciona e para quem é indicado

Quer conhecer um esporte dinâmico, que mistura diferentes exercícios com um alto índice de gasto calórico? Saiba como funciona o treinamento funcional, para quem é indicado e confira uma lista de produtos indicados para esta prática esportiva.

Em busca de fugir dos movimentos mecânicos e repetitivos da musculação, o treinamento funcional está ganhando cada vez mais espaço na rotina de quem se exercita com frequência, de acordo com matéria publicada no Eu Atleta Globo

Baseado nos movimentos naturais do corpo, como agachar, pular e correr, a prática do treinamento funcional garante maior ganho de força, bem como condicionamento físico, equilíbrio e flexibilidade. Além disso, o treino também é muito indicado para ganhar resistência e agilidade. 

Neste post você vai conferir o que é treinamento funcional, para quem é indicado e quais os produtos ideais para a prática esportiva. Você também pode conferir quais os benefícios da caminhada para o corpo e qual a diferença entre boxe e muay thai

A Drastosa, loja especializada em produtos esportivos das principais marcas internacionais, possui uma curadoria das melhores peças e equipamentos para treino funcional. São opções que, além de confortáveis, também possuem ótima qualidade e custo-benefício. 

Leia também: Como se joga tênis

O que é treinamento funcional?

treinamento funcional
Além do peso corporal, o treinamento funcional também se utiliza de pesos e acessórios, como a corda.

O treinamento funcional é uma modalidade esportiva que foge do padrão de repetições diárias, como acontece na musculação, por exemplo. Inclusive, há quem pratique os dois, na busca de uma definição muscular ainda mais satisfatória.

Geralmente, os movimentos utilizam o peso do próprio corpo. Então, além de corridas, o praticante vai explorar movimentos como agachamentos, saltos, polichinelos, além de flexões e abdominais. 

Isso não quer dizer que não haja acessórios para complementar. Vale destacar uma característica do treino funcional, os circuitos. Também neles, são utilizados equipamentos como elásticos, halteres, bolas suíças, corda naval, pneus, cones e cordas. 

Como são as aulas?

As aulas costumam compreender um tempo de 1h e são feitas em grupos, sob orientação profissional. O treino é dividido em parte e cada um vai treinar de acordo com o seu nível de conhecimento e adaptação ao esporte.

Além de fortalecer a musculatura do corpo, o treinamento funcional também é um método que auxilia na prevenção de lesões e gera melhorias cardiovasculares. Ainda, é possível combinar diferentes habilidades, como o treino aeróbico, que ajudam o corpo a criar mais resistência. 

Confira também: Como fazer meditação?

Quais são os principais benefícios do treino funcional?

O emagrecimento e a definição muscular são dois dos principais objetivos de quem se inscreve em uma turma de treino funcional. Contudo, outros benefícios são observados no corpo e na mente dos praticantes. Por exemplo: 

  • Melhora na postura, proporcionando o alívio de dores musculares;
  • Proporciona mais equilíbrio e agilidade; 
  • Aumento da flexibilidade;
  • Aprimoramento da coordenação motora; 
  • Ganho de força muscular e de definição, com a perda de gordura localizada; 
  • Emagrecimento;
  • Melhora no sistema cardiorrespiratório; 
  • Liberação hormonal para a sensação de prazer, felicidade e bem-estar.

Contudo, sempre deve-se treinar sob orientação de um profissional de educação física capacitado, para evitar lesões e outros acidentes. Além disso, é muito importante contar com um acompanhamento nutricional, para potencializar os seus resultados.

Leia também: Melhores músicas para treinar

Produtos mais indicados para treinamento funcional

Os produtos para treino funcional são variados no mercado. Sendo assim, é comum ficar na dúvida sobre quais os mais indicados e onde comprar. 

A Drastosa é uma loja especializada nas principais marcas esportivas internacionais, com opções que garantem, além de conforto, um ótimo desempenho nos treinos.  

Confira quais são as roupas mais indicadas para treinamento funcional: 

1 – Camisetas e regatas 

as melhores roupas para treinamento funcional
A Camiseta Masculina Nike Breathe proporciona um design ventilado e leve para maior conforto a qualquer hora do dia.

Para o treino funcional, é preciso contar com camisetas e regatas com boa respirabilidade. Nesse caso, a modelagem e o caimento devem estar adequados ao seu corpo, para não impedir os movimentos. 

As regatas, por exemplo, garantem maior mobilidade para ombros e braços. Mas, se você prefere camisetas, as com tecnologia de evaporação do suor proporcionam sensação de frescor durante a prática. 

Dicas de camisetas e regatas para treino funcional:

2 – Tops fitness 

Os tops são fundamentais para a sustentação e para a proteção dos seios quando o assunto é roupa para treinamento funcional. 

Sendo assim, mulheres com seios grandes podem optar pelos  tops com alças grossas, sem bojo. Já para quem tem seios menores, o ideal é investir em tops fitness que protejam por compressão, apertando o volume contra o corpo. 

Confira algumas opções de tops para treino funcional:

3 – Shorts 

short feminino para treino funcional
Na Drastosa, você encontra os melhores produtos para treino funcional, como o Shorts Feminino Nike 10k Running

Os melhores shorts para treino funcional são os que oferecem tecnologias de absorção do suor e contribuem para a respiração da pele. 

Isso evita que essa peça essencial no guarda-roupa de quem pratica exercícios físicos, atrapalhe o treino ao grudar no corpo. 

Veja aqui as opções de shorts para treinamento funcional na Drastosa:

4 – Bermudas 

A diferença entre shorts e bermudas é o comprimento: as bermudas vão até a altura do joelho. Mas, além do comprimento, é importante que a largura da bermuda garanta uma melhor mobilidade ao longo dos treinos. 

Existem modelos que são versáteis e vestem bem, tanto para treinamento aeróbico e muscular, como no treino funcional. O indicado é que ela seja o meio termo entre o largo e justo e fique até a altura do joelho, com uma modelagem reta.

Outro ponto que pode facilitar os movimentos e dar um caimento ainda melhor, são os recortes nas laterais. Considere, além disso, a opção por tecidos furadinhos, que melhoram também a ventilação.

Dicas de bermudas para treino funcional:

5 – Legging 

melhores roupas para treinar
Calça Legging Feminina Adidas 3 Listras

Peça-chave para esportistas, as calças leggings possibilitam maior elasticidade durante os movimentos. Assim, é uma das peças mais utilizadas para treinamento funcional, já que garante mobilidade e conforto durante os movimentos. 

Ao escolher a sua calça legging para treinamento funcional, opte pelas que têm  tecido firme, de compressão, para se encaixar com maior aderência ao corpo. 

Além disso, observe se há tecnologias que proporcionam respirabilidade e evaporação do suor, para garantir uma sensação de frescor ao longo do treino.  

Na Drastosa, você encontra as melhores calças leggins para treinamento funcional:

6 – Tênis 

Por fim, tênis para treinamento funcional deve ter solado mais baixo e bom amortecimento. Essas características vão te auxiliar na execução de movimentos de força e nas corridas. 

Confira dicas dos melhores tênis para treinamento funcional:

Veja também: Melhor tênis para musculação

Resumo do post treinamento funcional:

O que é treinamento funcional?

O treinamento funcional é uma modalidade esportiva que explora movimentos de força – com o peso do próprio corpo – e aeróbicos. Confira o que é treinamento funcional no nosso post.

Qual o objetivo do treinamento funcional?

O objetivo principal do treinamento funcional é proporcionar saúde física e mental aos praticantes, aumentando a qualidade de vida enquanto se exercita. Confira aqui mais sobre essa prática.

Como funciona o treinamento funcional?

Geralmente, os treinos são em grupo, orientados por um profissional capacitado. É uma prática esportiva para todos os corpos e todas as idades, já que se adapta a cada um. Saiba como funciona o treinamento funcional no nosso post.

Como intercalar treinamento funcional e musculação?

Você pode treinar musculação e funcional. O ideal é solicitar ao instrutor/personal da academia de musculação uma ficha que seja flexível, para que você evite sobrecarregar um grupo muscular. Confira aqui mais sobre essa prática.

Qual a diferença entre hiit e treinamento funcional?

A principal diferença entre o hiit (high intensity interval training) e o funcional é que o primeiro é focado no tempo, enquanto o segundo no número de repetições. Confira como funciona o treinamento funcional no nosso post

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!