como praticar meditação

Como fazer meditação? Veja 5 passos para iniciantes

Utilizada como forma de alcançar um estado de calma e relaxamento, a meditação é uma técnica milenar que se utiliza de métodos que unem postura corporal e focalização da atenção.  Descubra como fazer meditação, os benefícios de se meditar e dicas para começar a praticar. 

Muitas pessoas enxergam a meditação como uma válvula de escape no dia a dia, para conseguirem ter mais concentração e equilíbrio nas demais atividades. Certamente, essas são características de uma atividade milenar, totalmente adequada à atualidade.

De acordo com entrevista publicada na Folha de São Paulo, a meditação é utilizada para trazer clareza mental na rotina. Além disso, a técnica funciona como uma forma de conhecer melhor a mente, o que traz maior leveza e tranquilidade. 

Contudo, as dúvidas a respeito de como fazer para meditar corretamente, ou sobre como meditar sozinho são recorrentes, sobretudo para iniciantes. Dessa maneira, é comum não entender sobre pontos importantes, como o espaço adequado ou as roupas mais confortáveis para meditar.

Neste artigo, você vai ler sobre como fazer meditação, quais os principais benefícios das técnicas meditativas e quais os produtos mais indicados para meditar. Na Drastosa, loja especializada em produtos esportivos das principais marcos internacionais, você encontra o que há de melhor no mercado esportivo. 

Leia também: Como praticar yoga? 5 dicas para começar a praticar 

O que é meditação?

como se pratica meditação
Técnica milenar que se utiliza de métodos que unem postura corporal e focalização da atenção, a meditação auxilia no alívio da ansiedade.

A meditação é definida como uma técnica capaz de conduzir o praticante a um estado de calma e de relaxamento. Isso é feito por meio de métodos que envolvem alinhamento postural e focalização da atenção, de modo a atingir uma sensação de bem-estar.

Sendo assim, os praticantes conseguem aumentar a produtividade e o foco na rotina, ao trabalhar e estudar. De acordo com estudo publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA), a meditação mindfulness, por exemplo, é muito útil para redução de da ansiedade, além de aumentar a qualidade do sono – evitando insônia.

Leia também: Benefícios da caminhada para o corpo

Onde praticar meditação?

Existem locais próprios para praticar meditação guiada por instrutores, nos quais é possível se inscrever como aluno em turmas. Porém, é possível meditar sozinho, dedicando cerca de 5 a 20 minutos do seu dia, por mais de uma vez, para esse fim.

Quando você pesquisar na internet sobre meditação, você encontrará conteúdos sobre as diversas modalidades. Algumas delas são:

  • Mindfulness
  • Meditação Transcendental
  • Raja Yoga
  • Meditação Vipassana
  • Meditação Zazen

Você pode assistir a vídeos sobre cada uma para entender qual mais se adequa ao seu gosto.

Como aprender a meditar?

como aprender a meditar sozinho
Encontre os melhores produtos para meditar na Drastosa.

Para realizar uma boa meditação, os iniciantes na técnica devem seguir passos simples para garantir a qualidade. Sendo assim, acompanhe cada um dos cinco tópicos a seguir, muito importantes para que você consiga incorporar a meditação na sua rotina.

1 – Reserve um tempo no seu dia

É impossível meditar com pressa. Por mais que a sua agenda esteja apertada, você que quer meditar precisa destinar alguns minutos para a meditação. Você pode separar de 5 a 20 min, por exemplo, para começar.

Horários ótimos para que você não deixe de meditar são ao acordar e antes de dormir. Assim, você conseguirá tanto começar o dia com mais tranquilidade, quanto finalizá-lo deixando as preocupações irem embora antes de uma noite tranquila de sono.

Uma dica para que você não demore mais que o planejado, interrompendo bruscamente as suas atividades, é usar um cronômetro ou um despertador. Só que é bom lembrar de colocar um som de alarme suave, para não interromper o seu momento de paz de maneira brusca. 

2 – Encontre um local adequado

Para meditar, principalmente no início, o recomendado é se posicionar em um local calmo. Além disso, sem muitos estímulos visuais ou sonoros. Assim, você conseguirá se concentrar melhor nas técnicas de meditação.

A natureza é uma ótima aliada nesse quesito, como parques, cachoeiras e bosques. Contudo, como essa não é a realidade de todos. Sendo assim, outros bons lugares são salas arejadas, jardins, no quarto ou, até mesmo, no estacionamento, dentro do seu carro.

3 – Atenção à sua postura

De acordo com as técnicas milenares orientais, a melhor posição para meditar é a chamada “lótus”. Ou seja, você permanece sentado, com a coluna ereta, as pernas cruzadas, de modo que os pés fiquem sobre as coxas. As mãos também ficam sobre as coxas, viradas para baixo ou para cima.

Mas, você pode ficar na posição na qual você se sentir mais confortável. Seja sentado ou deitado, considerando a sua saúde motora. Não invente posições que você não está habituado, para que isso não seja prejudicial.

Logo, feche os olhos, apoie as mãos e deixe que os músculos relaxem conforme a sua respiração.

4 – Controle a respiração

O ponto-chave da meditação é conseguir controlar a sua respiração adequadamente. Assim, você deve utilizar os pulmões por completo. Ou seja, inspire profundamente ao puxar o ar utilizando o abdômen e o tórax, e expire lentamente.

Inicialmente, é provável que você sinta um certo desconforto ao tentar controlar a respiração. Mas, com a prática, você vai se acostumar. Para iniciar, conte de 1 a 4, lentamente, tanto ao inspirar, quanto ao expirar.

5 – Direcione a sua atenção

Um mantra, uma música, uma imagem, um som, uma palavra, uma sílaba ou uma frase são utilizados para direcionar a atenção de quem medita. Nas meditações tradicionais, o “Om” é o ponto de foco mais utilizado, capaz de trazer calma e paz interior durante a prática.

Caso você faça uma meditação guiada pelo budismo, pelo yoga ou por demais religiões, siga aquilo que os instrutores orientam.

O fato é que esse ponto de foco deve ser repetido várias vezes, para que você consiga se inteirar na meditação. Desse modo, é possível alcançar o equilíbrio buscado ao iniciar a técnica.

Quais os benefícios da meditação? 

A meditação traz inúmeros benefícios, principalmente para a mente. Dessa forma, com a prática diária, além da melhoria do foco nas suas atividades e no equilíbrio emocional, você pode:

  • Aumentar a qualidade do sono e diminuir a insônia;
  • Controlar a ansiedade e o estresse;
  • Diminuir recaídas em crises depressivas;
  • Ajudar no controle dos distúrbios alimentares e obsessivo-compulsivos;
  • Potencializar a capacidade de reflexão sobre os seus atos e os do próximo;
  • Render mais no trabalho e nos estudos.

Produtos indicados para meditação

melhores roupas para meditar
Encontre as melhores roupas para meditar na Drastosa, como a Calça Legging Feminina Adidas Women.

Além das condições ideias para meditar, é importante estar equipado com roupas leves e confortáveis. Por isso, a Drastosa separou uma lista com itens que serão úteis para quem está iniciando na meditação e quer aproveitar a técnica ao máximo. 

Confira os melhores produtos para meditar:

Para homens:

Para mulheres:

Resumo do post como fazer meditação:

O que é meditação? 

A meditação é uma técnica que visa colocar o praticante em estado de calma e relaxamento. Confira o que é meditação e quais os principais benefícios no nosso post

Como aprender a meditar? 

Você pode se inscrever em turmas de meditação, ou começar a meditar sozinho em casa, pesquisando as linhas de meditação que mais te interessam. Veja como aprender a meditar no nosso post

Como fazer meditação sozinho?

Cinco passos básicos são necessários. Por exemplo: reserve um tempo no seu dia, encontre um local adequado, tenha atenção à sua postura, controle a respiração e direcione a sua atenção. Confira todas as dicas de como fazer meditação sozinho no nosso post

Quais os benefícios da meditação? 

Aumentar a qualidade do sono, controlar a ansiedade e o estresse e diminuir recaídas em crises depressivas são alguns dos benefícios da meditação. Confira outros benefícios da meditação no nosso post

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!