como praticar yoga

Como praticar yoga? 5 dicas para começar a praticar

O yoga é uma prática originária da Índia que trabalha corpo e mente. Saiba o passo a passo de como praticar yoga, os benefícios, as dicas para começar a praticar e os produtos mais indicados para a atividade física.

Apesar de a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendar a prática de exercícios físicos mínima de 150 minutos por semana, muitas pessoas ainda não encontraram um esporte que gostam. Nesse caso, há atividades esportivas capazes de proporcionar saúde e bem-estar, como o yoga, uma prática que tem origem indiana.

Trata-se de uma atividade que tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de maneira interligada. Dessa forma, a prática constante é muito recomendada para tratar quadros de ansiedade, por exemplo. 

Por ser uma atividade de fácil realização em diversos tipos de ambiente, há quem prefira praticar yoga em casa. Porém, o mais indicado é procurar um instrutor qualificado para ensinar como começar a praticar yoga.

Para garantir conforto na execução dos movimentos, é preciso ter conhecimento e estar bem equipado. Por isso, confira dicas para começar os exercícios e também os produtos que não podem faltar no seu guarda-roupa.

Confira também: Quais são os benefícios da caminhada para o corpo?

Como se pratica yoga?

como praticar yoga
Na Drastosa, você encontra as melhores opções de roupas para praticar yoga.

Saber como se pratica yoga é uma dúvida comum, principalmente para iniciantes. Tida como filosofia de vida, o yoga parte do princípio de integrar corpo, mente e alma, apesar das diferentes linhas de treinamento. 

De acordo com especialistas, a prática constante ajuda a aliviar sintomas de estresse, ansiedade e depressão, onde o yoga desempenha a função de autoconhecimento e qualidade de vida e bem-estar. 

Nesse sentido, o yoga possui diversos benefícios para o corpo e mente, como:

1 – Aumento de flexibilidade:

Trabalhar diferentes posições é um ponto central do yoga. Muitas delas requerem braços esticados, pernas alongadas e os membros do seu corpo interajam uns com os outros. 

Pode ser que as primeiras posturas até sejam muito difíceis de serem realizadas. Porém, com o passar do tempo, a intenção é que você aumente a sua flexibilidade, o que te proporcionará uma prática com movimentos mais fáceis de serem executados.

2 – Relaxamento de corpo e mente: 

Um dos principais motivos de procura pelo yoga é o relaxamento. Entrar em conexão consigo mesmo, por meio de corpo e mente integrados, é um caminho de autoconhecimento.

3 – Melhoria no foco: 

Cada posição do yoga é centrada em você e nas suas capacidades de se movimentar em harmonia, aliadas à meditação. Desse modo, muito além de um corpo saudável, o yoga vai te ajudar a se concentrar tanto nele, quanto nas demais atividades do seu dia a dia.

5 dicas para ter o melhor desempenho no yoga

como praticar yoga em casa
Para praticar yoga, é importante estar equipado com os produtos adequados.

Para quem quer, de fato, estar centrado na prática do yoga, é necessário estar atento a alguns detalhes. O primeiro cuidado que se deve ter é o respeito consigo próprio. Ninguém chega à primeira aula executando as posições mais elaboradas. É necessário que se respeite o seu processo.

Então, um passo a passo ideal para iniciantes no yoga requer cuidados, como:

1 – Estude e escolha o estilo de yoga com o qual você tem mais afinidade

Existem vários tipos de yoga, você sabia disso? Alguns dos mais comuns são: Shivam, Hatha, Ashtanga, Iyengar e Kundalini, cada um com suas peculiaridades.

Alguns estilos de yoga trabalham asanas (diferentes tipos de posturas) mais elaboradas e desafiadoras, de difícil execução. O Hatha Yoga, nesse sentido, tem uma abordagem mais lenta e de fácil adaptação, sendo muito indicado para iniciantes.

Entretanto, você não precisa ficar preso a um ou a outro estilo de yoga. O importante é entender sobre vários deles e escolher o que mais te deixa à vontade para praticar.

2 – Escolha um profissional para te acompanhar 

Como qualquer prática física, o yoga também demanda um certo cuidado, sobretudo para quem está iniciando. Ter ajuda profissional é útil para entender qual estilo de yoga seguir, quais são as suas limitações e os cuidados que devem ser tomados ao executar cada asana, por exemplo.

Conceitos teóricos é outro ponto que marca o conhecimento de um profissional instrutor de yoga, que é capaz de aliá-los à prática. Esta pessoa o auxiliará a ter uma consciência corporal ainda mais apurada.

3 – Encare o yoga como algo que vai além de uma atividade física

Ao ingressar em uma turma de yoga, você perceberá que as pessoas ali possuem um estilo de vida que é influenciado a partir da prática. O yoga, certamente, é uma filosofia corporal e mental, que estabelece o seu equilíbrio pessoal.

Por meio do trabalho do corpo, da respiração e da mente, você encontrará uma atividade que é capaz de garantir um bem-estar completo.

4 – Defina um espaço ideal para praticar yoga

O silêncio é um ponto importante na execução do yoga. Se você é uma pessoa que se distrai com facilidade, não tente fazer yoga em um ambiente com muitos estímulos sonoros e visuais.

Procure um ambiente que te deixe concentrado, mantendo o foco na prática do yoga, nas músicas que serão meditadas e nas asanas. Além do silêncio, outra dica válida é realizar a prática em locais bem ventilados e iluminados.

5 – Não mexa no celular durante o yoga

Como visto no item acima, muitos estímulos fazem com que você se desconcentre ao praticar yoga. O celular, sem dúvidas, é um grande objeto de distração em qualquer momento, ainda mais em um no qual você precisará se desconectar, de fato, das suas outras obrigações.

Mantenha o celular no modo “silencioso” e guardado ao praticar yoga, para alcançar, ainda mais, o relaxamento que você busca.

Os melhores produtos para praticar yoga

camiseta feminina para praticar yoga
Camiseta Feminina Adidas Boyfriend Logo

Para aumentar ainda mais a sua performance e te fazer evoluir na prática do yoga, é importante contar com produtos que garantam conforto durante todo o uso. 

O mais importante é que a roupa que você vestir permita a sua mobilidade e garanta que seus movimentos sejam flexíveis. Por isso, aposte em roupas leves ou que sejam ajustadas, mas sem apertar.

A seguir, preparamos uma lista com os itens mais indicados para praticar yoga:

Camisetas para praticar yoga:

Regatas para praticar yoga:

Calças para praticar yoga:

Bermudas e shorts para praticar yoga:

Resumo do post como praticar yoga:

Como praticar yoga?

Para praticar yoga é preciso entender sobre qual estilo você se adapta melhor, ainda mais para quem é iniciante. Além disso, você deverá escolher um profissional para te acompanhar e roupas adequadas para cada aula. Confira como praticar yoga no nosso post

Como praticar yoga todos os dias?

Para praticar yoga todos os dias é necessário ter um local adequado para isso, como as salas apropriadas para as aulas. Além disso, é importante ter consciência corporal, auxílio profissional e roupas que te proporcionem conforto. Confira como praticar yoga todos os dias no nosso post

Como praticar yoga em casa?

Praticar yoga em casa requer um nível mais avançado na prática. Isso porque algumas asanas – posturas – podem requerer muito esforço físico e atenção. Confira o passo a passo no nosso post

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!