como se joga tênis

Como se joga tênis? Regras e fundamentos do esporte

O tênis é um dos 10 esportes mais praticados no Brasil. Confira como se joga tênis, quais são as regras básicas e dicas de produtos essenciais para garantir conforto e performance.

No país do futebol, outros esportes também ganham espaço na rotina dos brasileiros. Prova disso é o tênis, que já conta com 2 milhões de praticantes e, de acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), está entre os 10 esportes mais praticados no Brasil. 

O mais interessante é que o tênis é para todos os perfis, independentemente da idade ou do condicionamento físico. Além disso, ele desenvolve a percepção motora, a agilidade, o raciocínio rápido e fortalece a musculatura corporal. Assim, promove saúde física e mental.

Para jogar tênis, no entanto, é preciso estar seguro e bem equipado com as roupas adequadas. Sendo assim, escolher as peças corretas faz com que você aumente ainda mais a sua performance, pois podem proporcionar flexibilidade, respirabilidade e movimento. 

Confira como se joga tênis e saiba quais as roupas mais adequadas para praticar este esporte que também está no gosto do brasileiro.

Leia também: Qual a melhor roupa para jogar basquete?

Como começar a jogar tênis?

como se joga tênis
Na Drastosa, você encontra os melhores produtos para jogar tênis.

Os ingleses trouxeram o tênis para o Brasil no final do século XIX, ao desembarcarem no Rio de Janeiro e em São Paulo com bolinhas e raquetes de tênis. O esporte de origem francesa tem regras fáceis de assimilar e é jogado em uma quadra, por dois ou quatro jogadores adversários. 

Além disso, estima-se que 370 torneios são realizados todos os anos e 33.675 jogadores estão registrados na Confederação Brasileira de Tênis (CBT), de acordo com o COB

As quadras de tênis são feitas, geralmente, de grama, piso duro ou saibro (terra batida). Isso para que a bolinha – feita de borracha, com uma pastilha de nitrogênio no interior e revestida de feltro – possa quicar de um lado para o outro da rede, rente ao solo.

Confira também: Como jogar beach tennis e 4 dicas para iniciantes

Como é a quadra de tênis?

como começar a jogar tênis

Para jogos com dois jogadores, as quadras medem 23,77 metros de comprimento por 8,23 metros de largura; para jogos em dupla, o comprimento é mantido e a largura é alterada para 10,97 metros. As raquetes são feitas de grafite, de fibra de carbono ou de alumínio.

O objetivo básico para marcar pontos é atingir a quadra do adversário com a bolinha, após lançá-la com a raquete, de modo que ele não consiga retornar a bola à sua quadra. Isso é feito quando ela toca o chão mais de uma vez. Ainda, outra forma de marcar ponto é quando o adversário a arremessa para fora dos limites da quadra.

Por fim, a vitória é dada a partir do “melhor de três sets” ou “melhor de cinco sets”, a depender do torneio. Não existe tempo determinado para uma partida de tênis, elas podem durar horas!

Quais as regras do tênis?

Como em qualquer esporte, o tênis tem uma série de regras básicas, inclusive, o que faz dele um esporte olímpico. Veja:

1 – Juízes

São 12, divididos em sete categorias:

1. Juiz de cadeira: o mais importante, já que é responsável por comandar as partidas e aplicar as sanções necessárias;
2. Juiz de saque: são dois, responsáveis por avaliar se o saque saiu como determinam as normas;
3. Juiz de serviço: outros dois que vão observar se o jogador pisou na linha no momento do saque;
4. Juiz de rede: aquele que verifica se a bola tocou ou não na rede;
5. Juiz de linha: dois de cada lado que observam se a bola entrou dentro dos limites das linhas da quadra;
6. Juiz de central de linha: outros dois que vão observar se a bola está caindo de maneira correta do outro lado da quadra após ela ser sacada;
7. Juiz de fundo de quadra: tem mais de uma atribuição, como desclassificar um jogador por má conduta ou encerrar uma partida por situações adversas, como chuva.

2 – Saque: 

Deve ser feito em até 25 segundos. Sendo assim, se o tempo for excedido uma vez, o jogador leva advertência, se duas, falta.

A bola deve cair dentro dos limites da quadra do oponente. Se for para fora uma vez, é considerado fault e há uma nova chance de saque. Um segundo erro dá o ponto ao adversário. Também é possível repetir em caso de a bola esbarrar na rede e cair na quadra oposta.

Além disso, o primeiro saque deve ser feito sempre do lado direito da quadra. Depois disso, conforme vão pontuando, os jogadores devem alternar o lado da quadra.

O foot fault é cometido no momento do saque, quando o jogador pisar do lado errado ou quando ele pisar dentro da quadra antes de encostar a raquete na bola. Dessa forma, ele terá uma segunda chance que dará um ponto ao adversário em caso de erro.

3 – Break point: 

Trata-se de quando um jogador está quase vencendo um game e o adversário é o sacador. Ou seja, caso o jogador que está vencendo for receber a bola, ele pode fazer um break point.

4 – Tie break: 

Ocorre quando o jogo está empatado, 6×6, com a pontuação alterada para 1, 2, 3… A partir do 7º ponto, quem conquistar dois pontos de vantagem, vence o set.

5 – Faltas: 

A falta implica na perda de pontos. Por exemplo: tocar a bola com o corpo, não respeitar a área de saque, tocar a bola no espaço aéreo do adversário, tocar a rede com o corpo ou com a raquete, cometer duas advertências.

6 – Advertências: 

Servem para prevenir posturas inadequadas. Algumas delas: exceder o limite de tempo de saque, quebrar a raquete, distrair o adversário, discutir com os árbitros.

Como funciona a pontuação do tênis?

O jogo é dividido em games, sets e pontos.  

  • Pontos: conjunto de quatro: 15 – 30 – 40 – 60;
  • Game: os quatro pontos citados fecham um game;
  • Set: o primeiro jogador a conquistar 6 games, com pelo menos dois pontos à frente do adversário, ganha o set.
  • Jogo: a vitória de um jogo é dada a partir do “melhor de três sets” ou “melhor de cinco sets”.

Qual a melhor roupa para jogar tênis?

melhor roupa para jogar basquete
Bermuda Masculina Mizuno Tennis Master.

Como qualquer esporte, é preciso utilizar os melhores equipamentos e roupas para garantir conforto e aumentar a sua performance. Nesse sentido, uma roupa ideal para jogar suas partidas de tênis é aquela confeccionada em tecidos que garantem respirabilidade, movimentação e flexibilidade.

Dicas de roupas para jogar tênis:

Para os homens: 

Para as mulheres 

Resumo do post como se joga tênis:

Como se joga tênis?

Basicamente, o tênis é jogado entre dois times oponentes, em dupla ou individualmente. Além disso, o jogo é dividido em games, sets e pontos. Confira como jogar tênis no nosso post.

Quais as regras do tênis?

O tênis é um esporte que tem regras, como qualquer outro. Uma das regras do saque, por exemplo, é que ele deve ser feito primeiro ao lado direito da quadra, depois em lados alternados. Confira quais as regras do tênis no nosso post.

Como funciona a pontuação do tênis?

A pontuação do tênis é dividida em conjuntos de quatro: 15 – 30 – 40 – 60. A partir disso, completando 60 pontos, fecha-se um game. Confira mais sobre como funciona a pontuação do tênis no nosso post

Como jogar tênis para iniciantes?

O recomendado é que os jogadores iniciantes se matriculem em escolas de tênis, para assimilar as regras, técnicas, bem como as táticas básicas do esporte. Confira como se joga tênis e quais as roupas mais indicadas no nosso post

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!