como jogar beach tennis

Como jogar beach tennis e 4 dicas para iniciantes

O beach tênis é um esporte divertido, com regras fáceis, muito dinâmico, que caiu no gosto do brasileiro. Confira detalhes sobre como jogar beach tennis e dicas para quem quer iniciar na prática esportiva. 

O beach tennis é um esporte que tem conquistado cada vez mais brasileiros. Este esporte é uma mistura de tênis, vôlei de praia, badminton e frescobol, facilmente encontrado nas cidades litorâneas do Brasil e até mesmo nas cidades que não possuem praia. Prova disso é que o Brasil já ocupa a segunda posição na modalidade, atrás apenas da Itália, de acordo com a Confederação Brasileira de Tênis (CBT).  

Os atrativos deste esporte jogado sobre a areia são muitos: ele é dinâmico, possui regras de fácil assimilação, é bastante divertido. Além disso, proporciona um ótimo condicionamento físico aos atletas, enquanto eles cuidam da saúde, porque se trabalha o corpo por completo.

O mais interessante é que o tênis de praia é para todas as pessoas, independentemente da idade ou do condicionamento físico. Porém, a sua prática depende de alguns cuidados para garantir alta performance, evolução no esporte e a segurança dos jogadores.

Além do mais, apostar em roupas adequadas que proporcionem maior flexibilidade, respirabilidade e movimento. 

Leia também: Quais as melhores roupas para treinar? Dicas e como escolher

Mas afinal, o que é o beach tennis?

Antes de saber sobre como jogar beach tennis, você já ficou na dúvida sobre como este esporte surgiu? Ou sobre a diferença entre o tênis de praia e o tradicional tênis de quadra? Vamos responder isso a seguir.

A princípio, o beach tennis surgiu em 1987 na província italiana de Ravena, disputado individualmente ou em duplas. Anos depois, em 1996, a Federação Internacional de Tênis (ITF) padronizou regras, de modo que os campeonatos começaram a surgir.

No Brasil, conforme dados da Confederação Brasileira de Tênis, o esporte chegou primeiro à cidade do Rio de Janeiro, em 2008. Dois anos depois, em dezembro de 2010, o primeiro estado a sediar um campeonato de beach tennis foi Santa Catarina, na capital Florianópolis, contando com 36 competidores.

Outro grande destaque para o Brasil na modalidade é que em 2017 foi realizado o maior evento de beach tennis no mundo, em Niterói, onde 700 atletas disputaram, entre amadores e profissionais. Inclusive, para os atletas profissionais, estava valendo pontuações no ranking mundial da ITF.

Diferenças básicas entre o beach tennis e o tênis tradicional

Apesar do nome semelhante, o beach tennis e o tênis tradicional possuem diferentes características, principalmente em relação à quadra, por exemplo: 

  1. Raquete: são feitas de material sólido, com alguns orifícios, porém não têm redes trançadas como as do tênis tradicional, assemelhando-se às raquetes de badminton;
  2. Bola: as bolas de ambas as modalidades são semelhantes. Contudo, a bola de beach tennis têm cerca de 50% menos pressão interna, o que faz com que ela seja mais murcha e adequada para ser rebatida com mais frequência;
  3. Rede: o tênis tradicional é o jogado com redes baixas, que tocam o piso. Para o beach tennis, as redes devem ter entre 1,70 m e 1,80 m de altura do solo, altas como no vôlei;
  4. Quadra: o tênis tradicional pode ser jogado em gramado sintético, no saibro ou no piso sintético; enquanto o beach tennis é jogado sobre a areia, com medidas 16 m x 4,5 m para partidas individuais e 16 m x 8 m para duplas.

Saiba como jogar beach tennis

Jogado entre dois adversários ou entre duplas adversárias, o beach tennis é um esporte que tem algumas regras e características de fácil assimilação. Por exemplo:

Início da jogada

Basicamente, a jogada se inicia com o saque, que pode ser feito por cima ou por baixo. Em alguns torneios, se exige que os homens saquem por baixo. 

Em caso de duplas, cada um deve se posicionar em um lado oposto da rede, de modo que o que estiver sacando não movimente os pés enquanto a bola não estiver no ar.

Algumas peculiaridades e o que são considerados erros de saque:

  • Não há lado específico da quadra para o saque;
  • Em caso de erro, o saque não poderá ser repetido;
  • É considerado erro: se a raquete não alcança a bola; quando a bola toca a rede e não passa para o lado adversário; se a bola tocar os pilares da rede ou em outra estrutura da quadra; caso a bola toque o corpo ou a roupa do jogador. 

Pontuação

Os jogos se dividem em sets e em games. O mais comum é que a equipe vencedora, ou o atleta, vença dois de três sets. Vamos explicar melhor adiante.

Dentro do set, cada game tem quatro pontos que são contados assim: 

  • Primeiro ponto: soma 15; 
  • Segundo ponto: soma 30; 
  • Terceiro ponto: soma 40;
  • Quarto ponto: game. 

Nesse caso, quem alcançar primeiro o quarto ponto, vence o jogo. 

E em caso de empate no terceiro ponto? Supondo que fique 40 a 40, quem fizer o ponto seguinte vence. Isso porque no beach tennis não há vantagem, como o tênis tradicional, que determina dois pontos de diferença.

E quem vence o set? Vence o jogador ou a dupla que vencer seis games com dois de diferença sobre o adversário. 

E se houver empate nos sets? Então há o tie break, que é um set de desempate, reduzido e com uma contagem distinta. Os pontos são marcados de 0, 1, 2, 3 e assim por diante. Quem marcar sete pontos primeiro, com dois à frente do oponente, vence. 

Quando a bola toca alguma das linhas da quadra, é considerada bola dentro. Porém, o jogador perde o ponto caso ela toque o poste da rede ou outra estrutura da quadra antes de tocar o chão.

4 dicas para iniciantes no beach tennis

Quem quer iniciar no tênis de praia deve se atentar a algumas dicas muito importantes, como:

1 – Integre-se com outros atletas 

O espírito de comunidade é muito forte em qualquer prática esportiva, assim como no beach tennis. Sendo assim, conheça os demais praticantes da sua região, ou pela internet. 

Uma boa dica para se inteirar ainda mais sobre o esporte, e ter mais motivação para treinar, é participar de grupos de aplicativos de mensagens ou em redes sociais, além de acompanhar as páginas dedicadas ao tênis de praia.

2 – Proteja-se contra a radiação solar 

A exposição solar durante um longo tempo é responsável pela ocorrência de doenças como o câncer de pele. Para se prevenir, segundo informações do Instituto Nacional de Câncer, evite jogar o beach tennis entre 10h e 16h, momento em que a incidência solar está mais forte.

Contudo, caso opte por jogar nestes horários, use sempre proteção adequada, como viseiras e protetor solar, inclusive nos lábios. 

3 – Hidrate-se bastante 

Além da exposição solar durante os jogos, você irá suar muito, independentemente de ser iniciante ou profissional no esporte. Isso porque é um esporte que exige muita movimentação. Portanto, tenha sempre água ao seu alcance em uma squeeze, para repor o líquido perdido por transpiração. 

4 – Aposte em produtos indicados para beach tennis 

Quem está iniciando no beach tennis deve estar bem equipado, protegido e confortável. Sendo assim, é essencial a utilização de vestimentas que proporcionem mobilidade para os movimentos, que deixem o suor transpirar e evaporar e ainda que bloqueiem a ação da radiação solar na pele. 

Para escolher as melhores roupas para beach tennis, você deve estar atento quanto: 

  • a proteção contra raios UVA e UVB, para não expor a pele à agressividade dessas radiações;
  • a elasticidade do tecido, que permitirá a mobilidade durante todo o uso;
  • a lisura do tecido, para evitar atrito de areia grudada na roupa;
  • a secagem rápida, de modo que as roupas fiquem leves ao longo das partidas;
  • se há bolsos, caso queira guardar a bolinha, por exemplo.

Ou seja, o importante é buscar produtos que proporcionem o melhor rendimento possível, com fator de proteção solar, além de tecido de qualidade, caimento, modelagem e construção adequados para este tipo de atividade física. 

Confira as melhores roupas para jogar beach tennis:

Para os homens: 

Para as mulheres 

Resumo do post como jogar beach tennis:

Quais são os itens essenciais para uma partida de beach tennis?

O essencial é o básico: uma camiseta e um shorts. Além disso, na Drastosa você encontra uma curadoria de roupas esportivas das principais marcas internacionais, com ótimo preço e custo benefício. Confira mais no nosso post!

Posso jogar beach tennis usando algum calçado?

É recomendável que você pratique beach tennis descalço. Dessa forma, utilizando tênis, você ficará menos confortável por conta da areia que entra no calçado. Confira as dicas de como escolher as melhores roupas de beach tennis no nosso post

Devo me manter hidratado durante a prática do beach tennis? 

Sim. É de extrema importância que você esteja repondo a água que libera do corpo por meio da transpiração. Mantenha sempre água potável ao seu alcance para consumir durante os intervalos das partidas. Para isso, a Drastosa possui diversos modelos de squeeze para você escolher a melhor dentro das suas exigências.

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!