melhor tênis para musculação

Como escolher o melhor tênis para musculação?

Independentemente do tipo de treino, é importante estar equipado com os melhores produtos para garantir conforto e liberdade nos movimentos. Confira como escolher o melhor tênis para musculação, dicas de produtos e características de cada um, separados pela Curadoria DRT.

O conforto proporcionado pelos tênis é um ponto fundamental quando se quer aumentar o desempenho em alguma atividade física. Porém, com tantas opções disponíveis no mercado, fica difícil escolher o melhor tênis para malhar.

De forma geral, o melhor tênis para musculação deve garantir a segurança de quem está treinando. Além disso, é importante que o tênis para malhar tenha características, como amortecimento, estabilidade, bem como flexibilidade e ventilação. 

Neste texto, vamos falar sobre características dos melhores tênis para musculação e as dicas dos produtos mais indicados para treinar na academia. Além disso, você também pode conferir as melhores roupas para treino de musculação

A Drastosa, loja especializada em roupas e calçados esportivos das principais marcas internacionais, possui uma curadoria do que há de melhor em roupas e artigos esportivos, com ótima qualidade e custo-benefício. 

Quais são as características do melhor tênis para musculação?

Estabilidade, tração, flexibilidade e tecnologias que proporcionem respirabilidade fazem de um calçado o ideal para atividades versáteis, como a musculação.

Estabilidade nos tênis  

A estabilidade é a característica que garante o alinhamento dos seus pés durante todo o exercício físico. Isso permite que o seu pé esteja em contato direto com o solo, obtendo o apoio necessário ao treinar na academia.

melhor tênis feminino para musculação
Na Drastosa, você encontra os melhores modelos de tênis para musculação. Confira agora o Tênis Feminino Nike Revolution 5.

Flexibilidade e tração 

Você deve levar em conta que as suas articulações precisam estar protegidas, garantindo a sua saúde motora. Por conta disso, um tênis de musculação que proporciona flexibilidade e tração evita o risco de lesões. Além disso, protege toda a região dos pés durante exercícios de impacto, como corridas na esteira.

melhor tênis masculino para musculação
Um tênis para prática de exercício, mas também para o dia a dia. Veja agora o Tênis Masculino Skechers Bountiful – Be Kind.

Respirabilidade

Outro ponto importante no momento de escolher o tênis ideal para musculação, é a respirabilidade. Modelos com Mesh, por exemplo, garantem ventilação e conforto aos pés. Isso porque é um tipo de tecido de malha “furadinho” composto por fios de aço, que deixa a malha firme e resistente. 

O Tênis Masculino Nike Revolution 6 possui cabedal de material sintético com aplicação em mesh para maior respirabilidade.

Como escolher o melhor tênis para musculação?

Agora que você já sabe as principais características, saiba como escolher o melhor tênis para musculação:

1 –  Analise os componentes do tênis 

Os tênis para musculação são formados por componentes básicos: cabedal, palmilha, entressola e solado. Eles definem o melhor modelo para malhar.

  • Cabedal: é a parte externa do tênis, formada pelo corpo do calçado, língua ou lingueta. Dessa forma, sua principal função é assegurar a proteção aos pés;
  • Palmilha: fica no interior do calçado e possibilita que os pés permaneçam na posição correta. Para necessidades especiais, no mercado, existem modelos de palmilhas ortopédicas removíveis;
  • Entressola: está localizada entre o cabedal e o solado. Além disso, é onde amortecedores e espumas estão inseridos. O controle das passadas e a minimização dos impactos dos pés com o solo durante os treinos é conferida pela entressola;
  • Solado: é a parte do tênis que garante tração, aderência e estabilidade. Os tipos de solado podem variar conforme o modelo, tipos de atividade física e pisadas. Outro ponto importante é a respirabilidade do tênis;
  • Tecido com respirabilidade: como dito, esse é um fator importante para garantir que seus pés permaneçam secos. Os tecidos constituídos por Mesh – aquele tecido de malha “furadinho”, composto por finos fios de aço, que deixam a malha resistente -, por exemplo, proporcionam ventilação e conforto aos pés. 

2 – Considere o tipo de exercício combinado à musculação

Escolher o melhor tênis de musculação também depende se você vai querer combinar a prática a outras atividades. Analise: quais exercícios eu pratico mais? Musculação, somente? Musculação e aeróbico? Musculação e treino funcional?

O melhor tênis para musculação é aquele que auxilia no desempenho da prática e das outras modalidades escolhidas, sempre garantindo conforto. 

Leia também: As 5 melhores opções de roupas para treinar no frio

Musculação

O principal para um tênis para musculação é que ele tenha uma boa estabilidade. Isso vai te manter firme e estável durante cada série de exercícios. Dessa forma, opte por tênis que tenham um amortecimento mais rígido e uma leve diferença entre o calcanhar e a planta do pé. 

Saiba quais são as opções dos melhores tênis para treino de musculação:

Musculação e aeróbico

Para quem gosta de treinos aeróbicos combinados com o momento da musculação, é preciso contar com outros tipos de tênis. Isso porque dança, jump, spinning ou corrida são exercícios que exigem movimentos de maior impacto.

Sendo assim, aposte em um par de tênis que forneça um bom nível de flexibilidade, amortecimento, retorno de energia e de tração. 

Nesse caso, é preciso analisar a entressola do tênis. Ela deve ser capaz de absorver os impactos e devolver energia a cada pisada. Também, o solado precisa apresentar flexibilidade e boa aderência. O cabedal, ainda, precisa auxiliar na movimentação dos pés. 

Veja as dicas de tênis para treino de musculação e aeróbico:

Musculação e funcional 

Os tênis mais indicados para musculação e funcional devem garantir maior redução de impacto, porque, geralmente, os exercícios são mais dinâmicos, como os burpees – flexões com saltos – e abdominais. 

Para isso, o sistema de amortecimento, solado uniforme e firmeza são pontos que vão determinar o tênis ideal. Ademais, essas características vão garantir conforto durante o treino. 

Confira algumas opções de tênis para treino funcional:

Resumo do post melhor tênis para musculação:

Qual o melhor tênis para musculação?

O tênis ideal para musculação precisa conter características que garantam estabilidade, amortecimento, ventilação e flexibilidade. Confira qual o melhor tênis para musculação no nosso post

Qual o melhor tênis para academia?

Assim como o melhor tênis para musculação, o tênis mais adequado para usar na academia precisa garantir conforto. Isso é possível a partir de características como estabilidade, amortecimento, ventilação e flexibilidade. Confira qual o melhor tênis para academia no nosso post

Por que usar tênis para malhar?

A garantia da sua saúde motora, o que inclui a preservação e o cuidado com as suas articulações, depende de um bom calçado, capaz de reduzir o impacto dos treinos. Além disso, a postura dos seus pés deve estar alinhada ao solo. Entenda mais sobre o assunto no nosso post.

Qual o melhor tênis para malhar feminino?

Um bom sistema de amortecimento, solado uniforme e firmeza, além de características que garantam o conforto e performance durante o treino configuram o melhor tênis para academia feminino. Confira os modelos ideais de tênis no nosso post

Qual o melhor tênis para academia masculino? 

O melhor tênis para academia masculino precisa de boa estabilidade, ventilação, amortecimento e flexibilidade. Confira qual o melhor tênisno nosso post.

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!