melhor tênis para caminhada

Como escolher o melhor tênis para caminhada?

Caminhar é uma ótima atividade física para o corpo e mente. Escolher o calçado ideal é importante para evitar lesões e manter os movimentos adequados durante o exercício. Confira as características do melhor tênis para caminhada e quais os produtos mais indicados. 

Assim como as roupas esportivas, escolher o tênis ideal para caminhar é importante para garantir conforto e reduzir os impactos durante as passadas. Porém, com tantas opções disponíveis no mercado, fica difícil saber qual o melhor tênis para caminhada, ainda mais para iniciantes na prática. 

Um bom tênis esportivo, além de confortável, precisa ser adequado para o tipo de esporte e os tipos de pisada. Isso porque cada pessoa possui uma anatomia diferente dos pés e o tênis ideal precisa proporcionar estabilidade, flexibilidade e amortecimento, além de outras características que tornam o tênis adequado para a prática esportiva.  

Neste artigo, vamos falar sobre as características dos melhores tênis para caminhar e o que você deve considerar no momento de comprar o melhor tênis. Você também pode conferir os benefícios da caminhada para o corpo

A Drastosa, loja especializada em trazer uma curadoria de roupas e calçados esportivos das principais marcas internacionais, preparou essa lista com as melhores opções de tênis para caminhada. 

Leia também: Quais as melhores roupas para treinar? Dicas e como escolher

Características do melhor tênis para caminhada

A principal característica de um tênis para caminhada é a capacidade de absorção de impacto. O modelo certo, aquele que respeita o seu tipo de pisada e é adequado para o tipo de exercício, auxilia na redução do risco de lesões e traz inúmeros benefícios, tanto de performance quanto de aproveitamento da atividade física.

Outra característica importante é analisar qual o tipo de superfície da caminhada, ou seja, se a atividade física será na rua, na esteira ou em lugares que tenham diferentes níveis de relevo, como trilhas.  

Sendo assim, no momento de comprar o melhor tênis para caminhar, é importante se atentar para alguns pontos:

1 – Tipos de pisada

Os tipos de pisada são classificados a partir da anatomia do pé de cada pessoa, além de características musculares e de flexibilidade das articulações. De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, existe o pé normal, plano e o cavo. 

O pé normal, tipo mais comum, é aquele em que o peso do corpo se distribui de forma igual no momento da pisada. O pé plano, ou chato, como também é conhecido, toca o chão quase que por inteiro e possui formato mais reto. Já o pé cavo possui curvatura acentuada, onde a parte inferior quase não toca o chão.

Já os tipos de pisadas, classificadas como neutra, pronada e supinada, se definem como:

Pisada neutra:

Tipo mais comum, onde o peso do corpo é distribuído de forma igual, ou seja, as articulações recebem a mesma quantidade de força no momento da corrida ou caminhada. Neste tipo de pisada, o impulso da força começa no calcanhar e termina na planta do pé. Comum em pessoas com o tipo de pé normal.

Pisada pronada:

Ocorre quando o lado esquerdo do calcanhar toca primeiro o chão e a rotação ou inclinação do tornozelo é para dentro. Este tipo de pisada é conhecida como “pisar para dentro”, comum em pessoas com o pé plano.

Pisada supinada:

A força se direciona para as laterais externas do pé, onde a pisada depende de um esforço maior na região dos calcanhares. Por isso, a pisada supinada também é conhecida como “pisar para fora”. Comum em pessoas com o pé cavo.

Leia mais sobre os tipos de pisada e as dicas de produtos mais indicados.

2 – Amortecimento do tênis 

O sistema de amortecimento do tênis de caminhada serve para amenizar o impacto do corpo com o solo durante as passadas. Um tênis com bom amortecimento reduz as chances de lesões e traz mais conforto ao caminhar. 

Além disso, todos os componentes que formam o tênis, como cabedal, palmilha, entressola e solado, são importantes para auxiliar na performance e execução da caminhada. 

  • Cabedal:  parte externa do tênis, formada pelo corpo do calçado, língua ou lingueta. Sua principal função é proporcionar proteção aos pés. 
  • Palmilha: possibilita que os pés permaneçam na posição correta. Neste caso, existem modelos ortopédicos e outros onde a palmilha pode ser removida. 
  • Entressola: é a parte localizada entre o cabedal e o solado, local onde as espumas e os amortecedores se encontram. Esses atributos conferem melhor controle das passadas e ajudam a minimizar os impactos durante o treino. 
  • Solado: parte do tênis que garante tração, aderência e estabilidade. Conforme o modelo, tipos de atividade física e pisadas, os tipos de solado podem variar. 

3 – Estabilidade do tênis para caminhada 

A estabilidade é a forma como o pé fica alinhado durante a caminhada. Essa característica também influencia no apoio que o calçado proporciona, o que ajuda a manter o pé nivelado durante a caminhada. 

Confira dicas de tênis para caminhada com boa estabilidade:

4 – Flexibilidade do tênis 

A flexibilidade é importante para manter as articulações protegidas durante a caminhada. Em exercícios aeróbicos, por exemplo, o tênis com boa flexibilidade evita o risco de lesões, já que protege toda a região do pé no momento do impacto. 

Veja quais os melhores tênis para caminhar:

5 – Respirabilidade 

Outro ponto importante no momento de escolher o tênis ideal para caminhada, é a respirabilidade. Modelos com Mesh, por exemplo, garantem ventilação e conforto aos pés, pois é um tipo de tecido de malha “furadinho” composto por fios de aço, o que deixa a malha firme e resistente. 

6 – Tipos de superfície 

Analisar o tipo de superfície em que o tênis para caminhada será utilizado é importante para manter a qualidade da atividade física e também a durabilidade do produto. Isso porque a caminhada pode ser feita na rua, na esteira ou até mesmo em trilhas. 

Para caminhar na rua, o tênis ideal deve conter um bom sistema de amortecimento, ao mesmo tempo em que proporciona estabilidade e ventilação. 

Dicas de tênis para caminhar ao ar livre:

Já para caminhar na esteira, os melhores tênis são aqueles que possuem uma leve diferença de altura entre o calcanhar e a ponta do pé. 

Confira quais os melhores tênis para academia: 

No caso das trilhas, o tênis precisa ser leve, respirável e a sola mais flexível e com boa aderência. Essas características auxiliam na execução dos movimentos e garantem maior resistência ao pisar. 

Melhores tênis para caminhar na trilha:

Resumo do post melhor tênis para caminhada

Qual o melhor tênis para academia e caminhada?

O melhor tênis para academia e caminhada precisa proporcionar estabilidade, flexibilidade e amortecimento, além de outras características que tornam o tênis adequado para a prática esportiva.  Confira as dicas dos melhores tênis para caminhada no nosso post

Qual o melhor tênis para caminhada feminino?

Os melhores tênis para caminhada feminino devem possuir bom amortecimento e proporcionar conforto ao caminhar, além de estabilidade e ventilação. Confira as dicas dos tênis femininos para caminhada no nosso post

Qual o melhor tênis para caminhada masculino?

Os melhores tênis para caminhada masculino o tênis ideal devem conter um bom sistema de amortecimento, ao mesmo tempo em que proporcionam estabilidade e ventilação.  Confira as dicas dos tênis masculinos para caminhada no nosso post

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!