tipos de pisada na corrida

Tipos de pisada na corrida: descubra qual é o seu

Saber o seu tipo de pisada antes de comprar um tênis é importante para evitar lesões durante a prática esportiva. Confira quais são os tipos de pisada na corrida, como identificar o seu e as dicas de produtos mais indicados.  

Se você pratica alguma atividade física, certamente já ouviu falar nos tipos de pisada na corrida ou caminhada. Os tipos de pisada se definem de acordo com as características individuais de cada pessoa, como a anatomia do pé e como a musculatura e flexibilidade das articulações é disposta. 

Dessa forma, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia classifica os tipos de pés de três formas: pé normal, plano e cavo. Essa divisão determina se a pessoa tem a pisada neutra, pronada ou supinada. 

Portanto, saber qual o seu tipo de pisada é importante na hora de escolher o melhor tênis para correr, caminhar ou treinar. Neste artigo, vamos falar sobre as características de cada pisada, como identificar a sua, bem como os produtos mais indicados para cada tipo na prática esportiva. 

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Quais são os tipos de pisada na corrida?

A ortopedia classifica os pés de três maneiras: pé normal, plano e cavo. 

O pé normal, tipo mais comum, é aquele em que o peso do corpo se distribui de forma igual no momento da pisada. O pé plano, ou chato, como também é conhecido, toca o chão quase que por inteiro e possui formato mais reto. Por outro lado, o pé cavo possui curvatura acentuada, onde a parte inferior quase não toca o chão. 

Dessa forma, os tipos de pisada na corrida se definem a partir desta anatomia do pé, além das características musculares e de flexibilidade das articulações, classificadas em: neutra, pronada e supinada. 

1 – Pisada neutra 

A pisada neutra é o tipo mais comum, o peso do corpo é distribuído de forma igual, ou seja, as articulações recebem a mesma quantidade de força no momento da corrida ou caminhada. Neste tipo de pisada, o impulso da força começa no calcanhar e termina na planta do pé. 

Dessa forma, o tênis para pisada neutra é um dos mais fáceis de encontrar, já que você precisa apenas de um sistema de amortecimento simples, que garanta conforto aos pés. 

Dicas dos melhores tênis para pisada neutra:

2 – Pisada pronada 

A pisada pronada ocorre quando o lado esquerdo do calcanhar toca primeiro o chão e a rotação ou inclinação do tornozelo é para dentro. Em seguida, o contato passa para o lado interno do pé, na região do dedão. Este tipo de pisada é conhecida como “pisar para dentro”, comum em pessoas que possuem algum desalinhamento do joelho. 

Ou seja, os tênis mais indicados para este tipo de pisada precisam garantir que os pés fiquem estáveis durante a corrida, caminhada ou treino de musculação. Sendo assim, produtos com tecnologias de amortecimento e controle de estabilidade são boas opções. 

Veja as opções de tênis para pisada pronada na Drastosa:

3 – Pisada supinada 

Já na pisada supinada, a força se direciona para as laterais externas do pé, onde a pisada depende de um esforço maior na região dos calcanhares. Por isso, a pisada supinada também é conhecida como “pisar para fora”. Normalmente, este tipo de pisada é mais comum em pessoas que possuem o pé cavo. 

Para quem possui pisada supinada, é importante escolher um tênis que possua absorção de impacto e ótimo sistema de amortecimento. 

Na Drastosa, você encontra os melhores tênis para pisada supinada:

Como saber o seu tipo de pisada na corrida?

Os tipos de pisada na corrida são identificados por meio da avaliação de baropodometria, onde imagens dinâmicas e estáticas são captadas para mostrar os tipos de pés, distribuição de carga e zonas de maior pressão.  

Entretanto, caso você não consiga consultar um especialista para realizar o teste, é possível identificar em casa qual o seu tipo de pisada. Para isso, pegue um tênis antigo, de preferência com um solado reto, e observe como a sola está desgastada. 

Ou seja, se o desgaste do solado é uniforme, provavelmente você possui uma pisada neutra. Agora, se o desgaste maior é na parte interna ou externa do calçado, sua pisada é pronada ou supinada. 

Resumo do post tipos de pisada na corrida

Quais são os tipos de pisada na corrida?

Os tipos de pisada na corrida se definem a partir desta anatomia do pé, além das características musculares e de flexibilidade das articulações, classificadas em: neutra, pronada e supinada. Confira mais informações no nosso post.

Melhores tênis para pisada neutra

O tênis para pisada neutra é um dos mais fáceis de encontrar, já que você precisa apenas de um sistema de amortecimento simples, que garanta conforto aos pés. Confira todas as opções de tênis para pisada neutra no nosso post.

Melhores tênis para pisada supinada

Para quem possui pisada supinada, é importante escolher um tênis que possua absorção de impacto. Além disso, ótimo sistema de amortecimento. Confira todas as opções de tênis para pisada supinada no nosso post.

Melhores tênis para pisada pronada

Os tênis mais indicados para este tipo de pisada precisam garantir que os pés fiquem estáveis durante a corrida, caminhada ou treino de musculação. Sendo assim, produtos com tecnologias de amortecimento e controle de estabilidade são boas opções. Confira as dicas de como escolher o melhor tênis para pisada pronada no nosso post.

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