tênis para crossfit

Tênis para crossfit – Como escolher, Qual o melhor

Praticar crossfit exige um tênis com boa estabilidade e tração, para que a prática esportiva seja feita com segurança e conforto. Confira como escolher o melhor tênis para crossfit e os modelos das principais marcas esportivas internacionais.

Uma combinação entre levantamento de peso, séries e exercícios aeróbicos, o crossfit é um esporte que caiu no gosto do brasileiro, de acordo com matéria publicada no jornal Gazeta do Povo. Não é para menos: além de ser rotina dinâmica com várias opções de exercícios, o crossfit faz bem para o corpo e mente.

Contudo, é importante tomar alguns cuidados para melhorar o desempenho no esporte. Ou seja, além das roupas adequadas para treinar, também é necessário contar com um bom tênis para crossfit.

O conforto proporcionado pelos tênis é um ponto fundamental quando se quer aumentar o desempenho em alguma atividade física. De forma geral, o melhor tênis para crossfir deve garantir a segurança de quem está treinando. Além disso, é importante que tenha características, como estabilidade e tração.

Neste texto, vamos explicar como escolher o melhor tênis para treinar crossfit e as dicas dos produtos mais indicados para a prática esportiva. Além disso, você também pode conferir como escolher o melhor tênis para academia e qual o melhor tênis para caminhada.

Como escolher o modelo ideal de tênis para crossfit? 

como escolher o melhor tênis para crossfit
O melhor calçado para crossfit deve ter um amortecimento firme. Além disso, entressola plana, com um drop baixo, também é importante.

Para quem está iniciando na prática, escolher o melhor tênis para crossfit pode ser tarefa difícil. Isso porque, o esporte envolve corridas, saltos e levantamentos de peso olímpico (LPO). Sendo assim, contar com produtos específicos é fundamental para manter o desempenho.

No caso de atletas mais avançados, é comum que utilizem diferentes tipos de tênis, a depender do treino. Dessa maneira, ao escolher seu tênis, é preciso considerar algumas características. Por exemplo, a estrutura, a anatomia, o drop, o solado, a entressola e a durabilidade do produto são algumas delas.

Confira como escolher o modelo ideal:

1 – Escolha um calçado com estrutura versátil

Com a diversidade de treinos que há no crossfit, você precisará de um calçado que atenda a diferentes movimentos. Nesse sentido, o cabedal do tênis precisa de muita atenção. Para isso, opte por tênis com estruturas em mesh.

Isso porque os modelos de tênis para crossfit precisam ser confortáveis e respiráveis, para auxiliar na troca de calor entre o ambiente e seus pés. Dessa forma, você evita a proliferação de microorganismos, mau cheiro, entre outros incômodos causados pelo suor.

2 – Atente-se à anatomia do calçado

Ao elaborar tênis para crossfit, as marcas trabalham sob um design que leva em consideração a proteção dos pés. Para isso, existem modelos anatômicos, que conferem mais estabilidade.

Nesse sentido, o tecido afina na região dos dedos dos pés. Além disso, o solado é reto no centro do pé e há proteção para os calcanhares. Isso faz com que você saia bem ao pular cordas, correr, ou levantar pesos.

3 – Opte por tênis com drop baixo

o melhor tênis para crossfit
Para oferecer estabilidade e tração, o calçado para crossfit deve ter o solado reto, com borracha antiderrapante.

Drop é o nome dado à altura entre o calcanhar e a planta do pé no calçado. Os tênis de corrida, por exemplo, possuem drop acima de 8 mm. Contudo, um tênis tão alto pode desestabilizar você durante os LPOs (Levantamento de Peso Olímpico) e acabar ocasionando em lesões.

Os tênis para crossfit, de forma geral, têm cerca de 4 mm de drop. Porém, para os crossfitters iniciantes, é possível começar com 6 mm de drop. Com o tempo, você pode diminuir essa medida ao adquirir novos tênis.

4 – Analise o solado e a entressola

O solado do tênis de crossfit deve ser firme, reto e de borracha resistente. Sendo assim, você conseguirá ter tração em diferentes tipos de terreno. Geralmente, há ranhuras embaixo da sola, para evitar acidentes com escorregões.

A entressola é a parte que fica entre o cabedal e o solado. Para praticar crossfit, a entressola deve ser reforçada nas laterais internas dos pés, a fim de absorver melhor os impactos.

Ou seja, essas duas partes são muito importantes para decidir qual tênis para crossfit adquirir. Afinal, são pontos capazes de reduzir impactos durante os saltos e de conferir estabilidade ao lidar com altas cargas de peso. 

5 – Dê preferência a produtos com durabilidade

Certamente, um bom tênis para crossfit precisa durar. É um fato, como vimos, que ele será usado para diferentes situações, desde a escalada em cordas, até a corrida no asfalto. Sendo assim, modelos muito econômicos podem estragar facilmente.

Uma dica para prolongar o uso do seu calçado é mantê-lo sempre limpo, higienizado e o utilizar somente para o esporte. Além disso, é recomendado que você faça a troca deles a cada dois anos. Caso seja possível, tenha dois pares, para intercalar o uso.

Os melhores tênis para crossfit  

Agora que você sabe quais são as características fundamentais na hora de escolher o seu tênis, vamos aos modelos selecionados pela Curadoria DRT.

Todos os tênis abaixo atendem aos crossfitters iniciantes, já que são bastante versáteis, leves e respiráveis. Além disso, esses modelos de tênis também têm anatomia adequada, solado plano e de borracha,  drop baixo e entressola reforçada.

Os melhores tênis para crossfit masculino 

tênis esportivo masculino
O Tênis Masculino Nike Vapor Lite faz a combinação ideal de um visual moderno com conforto.

Abaixo, confira as melhores opções de calçados masculinos para crossfit:

Confira todas as opções de tênis masculinos na Drastosa.

Os melhores tênis para crossfit feminino

O Tênis Columbia Feminino ATS™ possui entressola leve para o melhor conforto e absorção de impacto.

Veja as opções mais indicadas de tênis feminino para crossfit:

Confira todas as opções de tênis femininos na Drastosa.

Perguntas frequentes sobre tênis para crossfit

Qual o melhor tênis para crossfit? 

Sobretudo para iniciantes, é aquele que te permite realizar a maior parte dos movimentos do esporte. Sendo assim, deve ser resistente, proporcionar estabilidade e conforto. Confira no nosso post quais os melhores tênis para usar no crossfit.

Como escolher o modelo ideal de tênis para crossfit? 

Ao escolher o modelo ideal para crossfit, você deve levar em conta alguns pontos, como a estrutura, a anatomia e o solado. Entenda melhor neste post.

Qual o melhor tênis para crossfit feminino? 

Um dos melhores tênis para crossfit feminino da Drastosa é o Tênis Feminino Nike Vapor Lite. Veja neste post outras opções e dicas para fazer a melhor aquisição.

Qual o melhor tênis para crossfit masculino?

O Tênis Columbia Masculino ATS™ Trail LF92 é um dos melhores calçados para crossfit masculino da Drastosa. Neste post, saiba de outras opções e dicas para fazer a melhor compra.

Onde comprar tênis para praticar crossfit?

Na Drastosa, você encontra os melhores calçados de crossfit das principais marcas esportivas internacionais. Ou seja, são opções com ótima qualidade e custo-benefício. Confira neste post dicas para escolher e opções de produtos.

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!