melhor tênis para academia

Como escolher o melhor tênis para academia?

Treinar na academia pede calçados adequados que tenham bom nível de amortecimento, flexibilidade, retorno de energia e tração ideais para auxiliar na execução dos exercícios. Confira qual o melhor tênis para academia e quais os produtos mais indicados para o seu tipo de treino.

Praticar atividades físicas pede calçados e roupas adequadas para proporcionar conforto na execução dos movimentos. Porém, com tantas opções disponíveis no mercado, é comum ter dúvidas sobre qual o melhor tênis para academia.

O tênis ideal para academia precisa conter características que garantam estabilidade, amortecimento, ventilação e flexibilidade. Além disso, o calçado precisa estar de acordo com o seu tipo de pisada

Neste artigo, vamos falar sobre os melhores tênis para usar na academia. Você também pode conferir as melhores roupas para treino de musculação

A Drastosa, loja especializada em trazer uma curadoria de roupas e calçados esportivos das principais marcas internacionais, preparou essa lista com as melhores opções de tênis para academia.

Características ideais do melhor tênis para academia:

Para encontrar o tênis ideal para academia, é preciso saber que cada calçado possui estabilidade, flexibilidade, tração e tecnologias de respirabilidade diferentes. 

Quando falamos em estabilidade, forma como o tênis alinha seus pés durante o exercício físico, é melhor que em treinos de musculação o tênis ofereça apoio e estabilidade para que o pé fique em contato direto com o solo. 

Também é importante que o tênis para academia ofereça flexibilidade e tração. Essas características são fundamentais para manter as articulações protegidas durante o treino. Em exercícios aeróbicos, por exemplo, o tênis com flexibilidade e tração evita o risco de lesões, já que protege toda a região do pé no momento do impacto. 

A respirabilidade também é ponto importante na hora de escolher o melhor tênis para academia. Modelos com essa propriedade proporcionam transpiração aos pé, pois possuem tecido ventilado. Isso garante que seus pés fiquem secos e confortáveis durante o treino. 

Confira as dicas de como escolher o melhor tênis para academia:

1 – Considere o tipo de exercício 

Saber o tipo de exercício é fundamental na hora de escolher o melhor tênis para academia. Quais exercícios você pratica mais? Aeróbico, funcional ou musculação? O melhor tênis para academia é aquele que auxilia no desempenho, ao mesmo tempo em que garante conforto. 

Musculação

Para musculação, por exemplo, é ideal que o tênis de academia tenha uma boa estabilidade para manter você firme e estável durante os exercícios. Por isso, os tênis com amortecimento mais rígido e uma leve diferença entre o calcanhar e a planta do pé são os mais indicados. 

Veja aqui as opções dos melhores tênis para treino de musculação:

Aeróbico

Já para os exercícios ou aulas aeróbicas que exigem movimentos de maior impacto, como dança, jump, spinning ou corrida, o ideal é apostar em tênis que apresentem um bom nível de amortecimento, flexibilidade, retorno de energia e tração. 

Para isso, o melhor tênis para academia precisa de entressola com material que absorva os impactos e devolva energia. Além disso, o solado precisa ser flexível e com boa aderência, bem como um cabedal que auxilie na movimentação dos pés. 

Dicas de tênis para treino aeróbico:

Funcional 

Treinos funcionais possuem maior impacto e geralmente são exercícios mais dinâmicos, como agachamentos com saltos e abdominais. Por isso, escolha tênis com bom sistema de amortecimento, solado uniforme e firmeza, além de características que garantam o conforto e performance durante o treino. 

Confira algumas opções de tênis para treino funcional:

2 – Saiba o formato e a pisada do seu pé 

Os tipos de pés são classificados de três formas pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia: pé normal, plano e cavo. 

O pé normal, tipo mais comum, é aquele em que o peso do corpo se distribui de forma igual no momento da pisada. O pé plano, ou chato, como também é conhecido, toca o chão quase que por inteiro e possui formato mais reto. Já o pé cavo possui curvatura acentuada, onde a parte inferior quase não toca o chão. 

Os tipos de pisada, classificadas como neutra, pronada e supinada, portanto, se definem a partir da anatomia do pé, além das características musculares e de flexibilidade das articulações. 

  • Pisada neutra: tipo mais comum, onde o peso do corpo é distribuído de forma igual, ou seja, as articulações recebem a mesma quantidade de força no momento da corrida ou caminhada. Neste tipo de pisada, o impulso da força começa no calcanhar e termina na planta do pé. Comum em pessoas com o tipo de pé normal.
  • Pisada pronada: ocorre quando o lado esquerdo do calcanhar toca primeiro o chão e a rotação ou inclinação do tornozelo é para dentro. Este tipo de pisada é conhecida como “pisar para dentro”, comum em pessoas com o pé plano.
  • Pisada supinada: a força se direciona para as laterais externas do pé, onde a pisada depende de um esforço maior na região dos calcanhares. Por isso, a pisada supinada também é conhecida como “pisar para fora”. Comum em pessoas com o pé cavo.

Leia mais sobre os tipos de pisada e as dicas de produtos mais indicados.

3 – Analise os componentes do tênis 

Os tênis são formados por componentes, como cabedal, palmilha, entressola e solado, que definem o melhor modelo para sua prática esportiva.

O cabedal é a parte externa do tênis, formada pelo corpo do calçado, língua ou lingueta. Sua principal função é proporcionar proteção aos pés. Já a palmilha possibilita que os pés permaneçam na posição correta. Neste caso, existem modelos ortopédicos e outros onde a palmilha pode ser removida. 

A entressola é a parte localizada entre o cabedal e o solado, local onde as espumas e os amortecedores se encontram. Esses atributos conferem melhor controle das passadas e ajudam a minimizar os impactos durante o treino. 

Além disso, o solado é a parte do tênis que garante tração, aderência e estabilidade. Conforme o modelo, tipos de atividade física e pisadas, os tipos de solado podem variar. Outro ponto importante é a respirabilidade do tênis. 

Modelos com Mesh, por exemplo, garantem ventilação e conforto aos pés, pois é um tipo de tecido de malha “furadinho” composto por fios de aço, o que deixa a malha firme e resistente. 

Resumo do post melhor tênis para academia

Qual o melhor tênis para academia?

O tênis ideal para academia precisa conter características que garantam estabilidade. Além disso, amortecimento, ventilação e flexibilidade também são importantes. Confira qual o melhor tênis para academia no nosso post

Melhores tênis para academia feminino:

Os melhores tênis para academia feminino precisam de um bom sistema de amortecimento, solado uniforme e firmeza, além de características que garantam o conforto e performance durante o treino. Confira os melhores modelos de tênis no nosso post

Melhor tênis para academia masculino:

Os melhores tênis para academia masculino precisam de boa estabilidade, ventilação, amortecimento e flexibilidade. Confira qual o melhor tênis no nosso post.

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!