o que são esportes aquáticos

O que são esportes aquáticos? 7 modalidades para você conhecer

Os esportes aquáticos envolvem muita adrenalina, movimento e, claro, água. Confira o que são esportes aquáticos, quais os mais praticados, inclusive nas Olimpíadas, e os produtos indicados para a prática do esporte, separados pela curadoria DRT.

Ao pensar em esportes aquáticos, logo vem à mente a natação. Contudo, para além das piscinas, os esportes aquáticos são todos aqueles que envolvem água. Então, a prática é feita, além das piscinas, em rios, lagos ou no mar, por exemplo.

Nesse sentido, existem diversos esportes aquáticos, muitos deles desconhecidos ou pouco explorados, principalmente por quem vive em regiões sem litoral. Porém, por meio dos Jogos Olímpicos, é possível conhecer diversos esportes praticados na água, como o nado sincronizado, o surf, a maratona aquática e o polo aquático.

A cada edição, novas modalidades são incluídas e as nações enviam seus atletas para concorrerem aos pódios. Isso torna as práticas esportivas na água ainda mais populares. No Brasil, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos administra cinco modalidades: natação, águas abertas, pólo aquático, saltos ornamentais e nado artístico.

Sendo assim, neste texto vamos falar dos esportes aquáticos mais praticados e as características de cada um. Além disso, preparamos uma lista com indicações de produto, para você ter conforto e proteção ao longo de todo o uso. Confita também qual a importância das roupas com proteção solar.

O que são esportes aquáticos? 

o que são esportes aquáticos
Divididos em diferentes modalidades, os esportes aquáticos são praticados individualmente, em duplas ou grupos.

Os esportes aquáticos envolvem diversas modalidades. Ou seja, os atletas podem estar sobre a água – como a vela -, ou imersos nela, – como na natação.

Dessa maneira, a prática dos esportes aquáticos pode ser em locais como piscinas, mares e rios. O salto ornamental é um exemplo, no qual a disputa é individual. Já o nado sincronizado é feito em grupos ou, até mesmo, em duplas.

Para praticar um esporte aquático é preciso muita disciplina. Isso porque, com a progressão dos treinos, você aprende como deve ser a respiração dentro d’água. Dessa forma, os atletas conseguem permanecer por mais tempo submersos.

Outro fato que influencia na dedicação à qual os esportistas aquáticos se dedicam é a física. Na água, o peso corporal muda, então, a força para execução dos movimentos é diferente do que ocorre no ar ou sobre a terra, por exemplo.

Confira também: As melhores músicas para treinar

Tipos de esportes aquáticos 

Nem todo esporte aquático se encontra na mesma classificação. Alguns dependem de artefatos que outros dispensam. Você já percebeu o que um nadador usa e o que um velejador precisa para treinar e para competir? 

Ou seja, os velejadores dependem de um barco para executar a prática esportiva, ou de outras embarcações. Portanto, dificilmente, serão praticados dentro de piscinas.

Outra característica é que alguns dos esportes aquáticos precisam do ar, já que o vento influencia diretamente na prática, como a vela. Outros, a exemplo do salto ornamental, necessitam de grandes alturas até o contato com a água.

Confira os principais tipos de esportes aquáticos:

1 – Natação

tipos de esportes aquáticos
Nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, houve a inclusão da Maratona Aquática, realizada em águas abertas.

O esporte aquático pioneiro nos Jogos Olímpicos é a natação, competindo desde 1896, na primeira edição das Olimpíadas. Em síntese, a natação começou a se popularizar na Inglaterra do século XIX, em competições de nado de peito.

Essa é uma modalidade que varia de acordo com o tamanho da piscina, quantidade de voltas ou técnica utilizada. Isso quer dizer que há provas de 50, 100, 200, 400, 800 e 1.500m. Ainda, provas por estilo, como nado livre, costas, peito e borboleta.

Além disso, a natação pode ser competida individualmente, ou em grupos de quatro nadadores, nas provas de revezamento.

2 – Nado sincronizado  

O nado sincronizado foi disputado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos em Los Angeles de 1984. Além disso, é uma modalidade disputada em duplas ou em grupos.

Os atletas são analisados conforme ritmo, harmonia e a coreografia deve ser executada de acordo com a música. Assim, é exigida uma alta capacidade de prender a respiração, de se manter em posições fora do usual dentro d’água.

Dessa forma, trata-se de um esporte que demanda carisma, concentração e encanta pela beleza.

3 – Polo aquático

tipos de esportes aquáticos
O polo aquático é um desporto coletivo. Além disso, se assemelha no princípio básico do handebol.

Em 1900, na segunda edição das Olimpíadas de Paris, o polo aquático foi incluído na busca pelas medalhas. O esporte surgiu na Inglaterra, no século XIX, como uma adaptação do rúgbi para a água.

O objetivo do polo aquático é fazer o máximo de gols na baliza – uma espécie de gol – adversária. Além disso, em cada time, há um goleiro e 6 jogadores de linha. Cada jogada dura 30 segundos e a partida é disputada em quatro tempos de 8 minutos.

4 – Saltos ornamentais

Os saltos ornamentais entraram pela primeira vez nos jogos olímpicos em St. Louis, em 1904. Nesse esporte, o atleta salta de um trampolim e faz piruetas, e outras manobras, no ar antes de mergulhar na água.

Esse é um esporte que exige muita precisão. Isso porque o salto ornamental é executado em segundos. Dessa forma, o atleta precisa ter muito preparo físico, além de saber mergulhar de modo a não sofrer com o impacto da pressão da água.

5 – Surfe

esportes praticados na água
Praticado no mar, o Surfe é um esporte individual.

O surfe foi confirmado em 2016 como esporte olímpico para as Olimpíadas de Tóquio de 2020 – disputadas em 2021 em decorrência da pandemia de Covid-19. Nesse esporte, os surfistas se equilibram sobre uma prancha e cortam ondas no mar.

Existem esportes aquáticos semelhantes ao surfe, disputados desde 1984 nas Olimpíadas. Como exemplo, pode-se citar o windsurf, ou prancha à vela. Nele, utiliza-se o vento para planar sobre o mar sobre uma prancha com uma vela de 2 a 5 m.

6 – Vela

Desde 1900, a vela integra as Olimpíadas. Nesse esporte náutico, o objetivo é percorrer um trajeto e vencer acumulando menos pontos. Todas as embarcações são iguais e os atletas as conduzem com base no vento.

Outro nome dado para esse esporte é iatismo, competido individualmente ou em duplas. Portanto, entre outros equipamentos para o barco, estão mastros, retrancas, enroladores, velas mestras, burro, capotas e cabos náuticos.

7 – Remo

o que são esportes aquáticos
Praticado em embarcações estreitas, o Remo é um desporto de velocidade.

O remo é um esporte praticado individualmente ou em duplas e está nas Olimpíadas desde o século XIX. Nele, percorrer uma distância o mais rápido possível é o objetivo. Sendo assim, fatores como a idade e o peso corporal dividem as categorias.

Dessa forma, todos os músculos são trabalhados ao remar, especialmente com os dois remos longos usados por cada atleta. Ainda, o assento do barco, que é longo e estreito, desliza.

Os produtos mais indicados para praticar esportes aquáticos 

Um bom produto aquático precisa garantir o aumento da performance do atleta, sem prejudicá-lo. Desse modo, eles devem se adequar ao corpo e proporcionar compressão, bem como estabilidade.

Além disso, alguns produtos para uso na água são resistentes ao cloro. Ou seja, esse tipo de tecnologia garante uma usabilidade estendida e evita que se desgastem facilmente.

Por outro lado, a proteção contra os raios solares é outro ponto importante. Isso porque o ar livre é cenário da prática de vários esportes aquáticos. Dessa maneira, você protege a sua pele na região na qual o tecido cobre. Entretanto, você não pode dispensar o uso do protetor solar nas partes não protegidas pela roupa.

Por fim, ao terminar a prática, use um bom chinelo para não escorregar no piso molhado.

Os melhores produtos masculinos para esportes aquáticos

shorts masculino decompressão
Na Drastosa, você encontra os melhores produtos esportivos, como o Shorts Masculino Adidas Compressão Techfit

Os melhores produtos femininos para esportes aquáticos

maiô feminino para natação
O Maiô Feminino Adidas SH3 Big Logo é confeccionado com um tecido resistente ao cloro. Além disso, possui fios produzidos a partir de redes de pesca recicladas.

Perguntas frequentes

O que são esportes aquáticos? 

Esportes aquáticos são aqueles praticados na água. Nesse sentido, os atletas estão sobre a água – como a vela -, ou imersos nela, – como a natação. Confira aqui outras modalidades de esportes aquáticos.

Quais esportes aquáticos fazem parte das Olimpíadas? 

Exemplos de esportes aquáticos disputados nas Olimpíadas: natação, saltos ornamentais e remo. Além deles, o surfe é um que passou a integrar a maior competição esportiva mundial na última edição, em 2021. Confira mais sobre esportes aquáticos.

Quais os esportes aquáticos praticados no Brasil?

O Brasil é um país com muitos recursos hídricos. Com isso, a prática de quase todos os esportes aquáticos é possível. Confira os principais esportes aquáticos no nosso post.

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!