chuteira futebol de salão

Qual a melhor chuteira para jogar futebol de salão?

Amortecimento, flexibilidade e tração são características que definem o melhor chuteira para futebol de salão. Para garantir conforto e performance em quadra, a Curadoria DRT trouxe uma seleção do que há de melhor em artigos esportivos. 

O futebol de salão, também chamado de futsal, é uma das modalidades do esporte mais amado pelo brasileiro: o futebol. A prática exige muita habilidade com a bola, velocidade e agilidade nos dribles. 

Nesse sentido, para garantir as melhores condições ao praticar este esporte, é importante contar com um acessório indispensável: a chuteira para futebol de salão. Porém, com a variedade de produtos que o mercado oferece, é comum ter dúvidas sobre qual modelo escolher, especialmente para os iniciantes na prática. 

Dessa forma, para jogar futsal, além de conforto, é preciso que os jogadores entendam que alguns modelos são elaborados com tecnologias e características que garantem ainda mais estabilidade, respirabilidade e aderência ao chão. 

Por isso, neste artigo, vamos te ajudar a escolher o melhor tênis de futebol de salão. Além disso, você também pode conferir as melhores roupas para treinar ou camisas de time de futebol nacional e internacional

A Drastosa, loja especializada em trazer uma curadoria de roupas e calçados esportivos das principais marcas internacionais, preparou esta lista com as melhores opções de tênis para futebol de salão.

Diferenças entre as chuteiras de futebol de salão e de futebol de campo

A característica mais marcante que diferencia o futebol de salão do futebol de campo é o local no qual ele é jogado: uma quadra. Entretanto, mesmo sabendo que o esporte seja praticado sobre piso duro, alguns jogadores iniciantes ficam com dúvidas a respeito de escolher uma chuteira ideal para jogar. 

Chuteiras para diferentes modalidades de futebol 

É importante considerar que cada calçado é elaborado para fins específicos. Sendo assim, não há como jogar futebol de salão com um par de chuteiras de futebol de campo ou de futebol society, por exemplo. As travas que estão presentes no solado, certamente, vão dificultar – e muito – o seu desempenho. 

Trata-se, ainda, de uma questão de segurança. Ou seja, jogar futebol de salão com uma chuteira inadequada faz com que você caia na quadra e se lesione, além de  machucar outros jogadores. Até aqui, já deu para perceber que a característica básica de diferenciação é o solado, não é mesmo?

O contrário também serve: não utilize chuteira para futebol de salão para jogar sobre a grama. Você poderá escorregar e ter sua velocidade reduzida por causa da aderência da sola sem travas, se comparado aos demais jogadores. 

Principais características do futebol de salão (futsal):

Dentre as principais características do futebol de salão, é importante destacar:

  • São 5 jogadores no total para cada time, incluindo o goleiro;
  • 2 árbitros no total, o principal e o auxiliar;
  • Não existe impedimento no futsal;
  • A bola de futsal possui circunferência entre 62 e 64 centímetros. O peso varia entre 400 e 440 gramas;
  • Uma partida tem dois tempos de 20 minutos cada, ou seja, 40 minutos de jogo com intervalo de 10 minutos entre eles;
  • Se pratica o esporte em quadras cobertas ou descobertas, com largura entre 15 e 22 metros, e comprimento entre 24 e 42 metros. As medidas podem variar, de acordo com a competição;
  • A quadra de futsal se divide entre linha central, linhas laterais e linha de meta, área de penalidade, área de substituição. 

Quais as diferenças entre as chuteiras de futebol?

Uma dúvida comum é sobre o calçado com o qual se joga cada modalidade de futebol. Isso porque as chuteiras, dependendo do tipo de futebol, possuem características diferentes, que são determinantes para um bom desempenho durante as partidas, por exemplo:

Chuteira para futebol de campo

As chuteiras para futebol de campo geralmente são fabricadas em material sintético, e proporcionam mais leveza para que o atleta possa aumentar a sua velocidade ao jogar.

Além disso, o formato de lâmina é recomendado para solos mais duros e clima seco. Essa característica evita que o atleta escorregue durante a partida.

Já as travas para futebol de campo são maiores que em outras modalidades, por conta do solo e do gramado.

Chuteiras para futebol society: 

Como se joga o futebol society em campos menores, mais duros e feitos de grama sintética, é preciso garantir o conforto dos atletas.

Por isso, as chuteiras de futebol society possuem travas menores e solados reforçados em EVA, para redução de impacto e aumento de performance.

Chuteiras para futsal: 

Distintas das demais modalidades, as chuteiras de futsal são, na verdade, um tênis apropriado para a prática, sem travas e com um solado antiderrapante – responsáveis pelo barulho característico do atrito das chuteiras com o chão das quadras.

Sendo assim, é muito importante que as chuteiras de futsal sejam flexíveis e confortáveis, e que proporcionem, também, a respiração dos pés.  

Qual a melhor chuteira para futebol de salão/futsal?

Para encontrar o tênis de futebol de salão ideal, observe as seguintes características: estabilidade, flexibilidade, tração e respirabilidade.

1 – Garanta estabilidade

Para oferecer o apoio necessário para jogar, é fundamental que a chuteira deixe seus pés alinhados com o chão ao longo das partidas ou dos treinos de futebol de salão. Isso reflete a estabilidade que cada calçado pode te proporcionar durante as partidas.

2 – Flexibilidade e tração

A princípio, um alto grau de flexibilidade e de tração é fundamental em uma boa chuteira de futebol de salão. Isso garante que as articulações fiquem protegidas e impede que você escorregue no piso liso, além de não limitar a potência dos seus chutes. 

Sendo assim, escolher uma chuteira flexível e com tração é uma maneira de reduzir os riscos de acidente em quadra, permitindo que os seus pés fiquem protegidos a cada impacto.

3 – Respirabilidade

Respirabilidade é um fator que precisa ser levado em conta para se ter conforto. Dessa forma, confira se o tênis possui tecnologias que permitem que os pés respirem. Isso evita que o meião fique encharcado e prejudique seu desempenho durante o jogo.  

Analise os componentes das chuteiras

Cabedal, palmilha, entressola e solado são os componentes principais da maior parte das chuteiras. Desenvolvidas com foco em conforto e eficiência para o uso, as partes da chuteira se dividem em:

  • Cabedal das chuteiras – é a parte externa do calçado, formada pelo corpo do calçado, língua ou lingueta. Nesse sentido, a sua principal função é proporcionar proteção aos pés e a maioria é confeccionada em couro sintético, o que facilita a limpeza.
  • Palmilha – é o componente capaz de garantir a posição adequada dos seus pés. Para casos mais específicos, no mercado, é possível encontrar removíveis e ortopédicas.
  • Entressola: fica entre o cabedal e o solado e é responsável pelo amortecimento e pela redução de impacto. Além disso, os amortecedores e as espumas das chuteiras ficam na entressola.
  • Solado: a parte da chuteira que toca a quadra, sem travas. É o solado que vai proporcionar tração, aderência e estabilidade. Assim, faz com que o calçado “empurre a quadra para trás”, durante a corrida, impulsionando o jogador no sentido desejado. 

Outros pontos que você precisa considerar: a respirabilidade do tecido de revestimento interno da chuteira para futebol de salão (futsal) e se os cadarços garantem firmeza na amarração.

As melhores chuteiras de futebol de salão da Nike, da Adidas e da Puma

A Curadoria DRT separou as melhores chuteiras para futebol de salão da Nike, da Adidas e da Puma. Em síntese, são modelos com ótima qualidade e custo-benefício para que você garanta o melhor no treino ou nas partidas de futsal, com numeração do 31 ao 44:

Melhores chuteiras de futebol de salão da Nike:

Melhores chuteiras de futebol de salão da Puma:

Melhores chuteiras de futebol de salão infantil:

Resumo do post chuteira para jogar futebol de salão:

Qual a melhor chuteira para jogar futebol de salão?

Para encontrar a melhor chuteira para jogar futebol de salão, algumas características precisam ser observadas. Por exemplo: estabilidade, flexibilidade, tração e respirabilidade. Ainda assim, confira como escolher o par ideal para jogar futsal no nosso post.

Melhor chuteira de futsal profissional?

A melhor chuteira de futsal profissional também deve contar com estabilidade, flexibilidade, tração e respirabilidade. Além disso, precisa ser elaborada com tecnologias de ponta, para garantir uma alta performance do atleta. Nesse sentido, veja dicas para escolher o par ideal no nosso post.

Qual a melhor chuteira de futsal masculina?

Em síntese, as melhores chuteiras de futsal masculinas são aquelas que proporcionam conforto e aumento de performance durante todo o uso. Confira aqui dicas de produtos Nike, Adidas e Puma.

Qual chuteira de futsal mais confortável? 

O conforto de uma chuteira de futsal é medido pelos altos graus de estabilidade, de flexibilidade. Além disso, tração e de respirabilidade também são importantes. Veja aqui dicas dos melhores produtos.

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!