benefícios do spinning

7 benefícios do spinning para o corpo

O spinning atrai pessoas que querem se exercitar de maneira dinâmica e divertida ao mesmo tempo. Confira quais são os benefícios do spinning para o corpo e quais os produtos mais indicados para esta prática esportiva.  

Muito procurado na academia por quem quer dinamicidade enquanto queima calorias, o spinning é uma prática que ganha cada vez mais adeptos. Trata-se de uma aula coletiva, na qual o aluno utiliza uma bicicleta parada e pedala de acordo com o ritmo da música e as orientações do instrutor.

Independente da idade ou do condicionamento físico, o spinning pode ser realizado  em qualquer momento do dia e também traz diversos benefícios à saúde. Por exemplo, fortalecimento da musculatura das pernas e do quadril.

Além disso, de acordo com especialistas, a prática constante do spinning queima calorias, diminui o estresse e ansiedade, e favorece a circulação sanguínea pelo corpo, diminuindo o inchaço.

Esse movimento precisa de uma bicicleta apropriada e de orientação profissional, sobretudo para iniciantes. Além disso, é importante apostar em roupas adequadas, que permitam movimentos flexíveis e de alta intensidade, além de bom par de tênis.

Neste texto, vamos falar dos principais benefícios do spinning para o copo. Vocë também pode conferir como praticar yoga e quais sáo as melhores roupas para treinar.

Mas afinal, o que é spinning?

Pedalar não é novidade para ninguém. Nas academias, sempre são encontradas bicicletas ergométricas para os treinos aeróbicos que estão na ficha da maioria das pessoas que possuem o objetivo de perder peso.

Entretanto, fazer treinos em bicicletas pode ser muito mais divertido, ainda que você passe quase uma hora sobre o equipamento. O spinning é uma atividade física que incorpora ritmos dançantes e bastante agitados enquanto você pedala, sob orientação de profissionais qualificados para isso.

Geralmente, as aulas têm duração de aproximadamente 60 minutos e você vai, literalmente, suar a camisa! Por isso, é muito importante ter uma garrafinha de água ao seu alcance – e as bicicletas costumam ter um suporte para isso – para repor todo o líquido eliminado pelo organismo.

Confira a seleção de squeezes Drastosa.

Como começar a praticar spinning? 

benefícios do spinning para o corpo
Na Drastosa, você encontra os melhores produtos para praticar spinning.

A princípio, se você é iniciante, é recomendado que faça as aulas com professores. Após algum tempo de prática, você conseguirá treinar sozinho, caso não consiga ir ao horário da aula e queira complementar o seu treino de musculação.

O spinning traz inúmeros benefícios para o seu corpo e para a sua mente. Por exemplo: definição e força muscular, redução de estresse, diminuição de ansiedade.

Além disso, melhora a circulação sanguínea e a qualidade do sono. Vamos entender melhor sobre pontos positivos que o spinning pode trazer para a sua rotina.

7 benefícios do spinning para o corpo 

Praticar spinning regularmente pode trazer diversos benefícios para a saúde, como:

1 – Queima muitas calorias e emagrece

Em comparação às outras atividades aeróbicas geralmente disponíveis em academias, o spinning é uma das que mais queima calorias. Estima-se que em uma hora de treino, mulheres conseguem queimar até 570 calorias e homens, 650. 

Para perder a barriga indesejada, o indicado é manter a frequência cardíaca por volta de 65%. Essa medida, algumas bicicletas mesmo fornecem, em um dispositivo no painel chamado frequencímetro.

Contudo, é muito importante que você avalie a frequência correta junto a um profissional de educação física, que determinará tal medida de acordo com o seu corpo e idade.

2 – Dá mais energia 

O cansaço para realizar atividades físicas é uma característica do sedentarismo. Então, pessoas que estão começando a se exercitar podem se sentir cansadas inicialmente. Isso é bastante comum. 

Uma dica importante para quem não tem o hábito de se exercitar com intensidade é começar aos poucos. Frequente turmas iniciantes de spinning, ou treine por menos tempo, aumentando gradativamente. 

Isso porque, por ser um exercício físico intenso, iniciar o spinning junto com uma turma avançada vai exigir muito esforço e pode te fazer ter uma impressão equivocada da prática. 

Para começar a sentir os benefícios do spinning, o principal esforço que você deve fazer é ter determinação pessoal e disponibilizar alguns minutinhos da sua semana para essa atividade física. Assim, após a adaptação às aulas, você perceberá que tem mais energia do que esperava.

3 – Melhora a qualidade do sono 

Pessoas que têm problemas com a insônia podem investir em atividades de alta intensidade, como o spinning. Pedalar por alguns minutos em ritmos variados, de acordo com as músicas, deixará o seu organismo um pouco mais cansado. Neste caso, você precisará repor as energias com uma boa noite de sono.

Dessa maneira, ao deitar para dormir, certamente, você se sentirá mais descansado e, com isso, conseguirá atingir o sono mais profundo e reparador. 

4 – Melhora a respiração e a circulação sanguínea 

Os movimentos exigidos para acompanhar a sua turma de spinning variam em relação à velocidade e também posição (em pé sobre os pedais, sentado no banco, e etc). Desse modo, é preciso saber controlar a respiração, para aumentar a performance no treino.

Como qualquer exercício aeróbico, é imprescindível respirar adequadamente, educando quem tem o hábito de respirar somente pela boca, por exemplo. 

Ademais, ao realizar uma movimentação de todo o corpo o seu coração entenderá que precisa bombear mais sangue para oxigenar todo o organismo.

Sendo assim, com o passar do tempo, a sua frequência cardíaca vai melhorar bastante, com o seu corpo exigindo menos do coração, ao passo em que você mantém ou aumenta a intensidade dos treinos.

As atividades mais comuns do dia a dia, como subir e descer uma escada, caminhar por mais tempo, serão ainda mais fáceis.

Leia também: Quais são os benefícios da caminhada para o corpo?

5 – Diminui o inchaço 

Os benefícios do spinning para o corpo já mencionados, como o favorecimento da circulação sanguínea e da respiração, ajudam a eliminar líquidos do organismo por meio do suor, por exemplo. Essa diminuição da retenção de líquidos ajuda a aliviar o inchaço das pernas e tornozelos. 

Mas, não se esqueça: beba bastante líquidos durante todo o dia, não somente enquanto pratica spinning. 

6 – Fortalece e define as pernas e a região lombar 

Inicialmente, você poderá até sentir um pouco de cansaço e dor muscular pós-treino de spinning. Isso é muito comum e quer dizer que o seu corpo está sendo fortalecido pela prática. Aos poucos, com a adaptação, você perceberá grandes ganhos nos membros inferiores e na região lombar.

Com isso, a prática regular de spinning fará com que você – além de perder gordura em todo o corpo – defina e fortaleça os glúteos, a lombar, as coxas e a panturrilha, por exemplo.

7 – Ajuda a relaxar, promovendo bem-estar e felicidade

Hormônios, como a endorfina e a serotonina, são liberados imediatamente após uma prática de exercícios intensa. Assim, proporcionam uma sensação de bem-estar e de felicidade. Após uma aula de spinning, você sairá com a sensação de “dever cumprido”, sentindo o relaxamento seguido da atividade física.

O mais interessante é que estes hormônios também ajudam a combater doenças psíquicas, como estresse, ansiedade e depressão. Isso acontece porque eles, quando liberados, atuam de forma direta nas células do sistema nervoso.

Quais cuidados ter ao praticar spinning? 

Somado aos diversos benefícios do spinning para o corpo, é importante se atentar a alguns cuidados durante a prática da atividade física. Desse jeito, você vai evitar lesões ou desconfortos. 

Sendo assim, sempre que for se preparar para pedalar, o recomendado é:

  • Alongar o corpo antes e depois do spinning;
  • Utilizar roupas e calçados adequados;
  • Beber pequenas quantidades de água durante toda a aula; 
  • Escolher lugares bem ventilados e cobertos;
  • Estar acompanhado por um profissional capacitado.

Com isso, você também previne problemas de saúde e acidentes, como desidratação e torção muscular. 

Produtos indicados para praticar spinning

bermuda masculina para spinning
Bermuda Masculina Adidas 3S Chelsea

Por ser uma atividade física executada no interior de academias, sem deslocamento, você não vai precisar de muitas roupas ou acessórios esportivos, como acontece em outras modalidades esportivas. 

Para o spinning, o mais importante é buscar produtos que proporcionem o melhor conforto possível. E isso pode ser encontrado em roupas que possuem tecido de qualidade e que permitam a evaporação do suor. Além disso, que sejam adequadas para esse tipo de atividade física praticada. 

Por isso, vale a pena utilizar as recomendações abaixo:

Para os homens: 

Para as mulheres:

benefìcios do spinning para o corpo
Camiseta Columbia Feminina Elevated™ Tee III

Resumo do post benefícios do spinning:

Quais os benefícios do spinning?

O spinning é uma prática esportiva que traz muitos benefícios para o corpo e mente, como definição muscular, emagrecimento, melhoria da qualidade do sono e da respiração. Confira aqui outros benefícios desta prática.

Benefícios do spinning para perder calorias:

O spinning é uma atividade física de alta intensidade, combinada com música, que proporciona o emagrecimento, por meio da queima de calorias. Homens podem perder até 650 calorias por treino e mulheres, 570. Confira aqui outros benefícios desta prática.

Quais os benefícios do spinning para o abdômen?

O spinning provoca a queima de calorias se praticado regularmente, combinado com uma dieta balanceada. Sendo assim, as gorduras abdominais, bem como o fortalecimento da região lombar, são consequências positivas dessa atividade. Confira aqui outros benefícios do spinning.

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!