tênis esportivo

Tênis esportivo – O que é, Como escolher, Onde comprar

Usar um bom tênis esportivo vai muito além do conforto. Dependendo o tipo de atividade física, o impacto gerado aos joelhos e tornozelos são minimizados, caso você tenha um bom tênis. Porém, com tantas opções disponíveis no mercado, fica difícil escolher qual o melhor modelo. 

Além disso, os tênis esportivos possuem características que os diferenciam dos tênis comuns. Assim, além de analisar o tipo de esporte ou atividade física, também é importante considerar alguns aspectos, como um bom amortecimento e ventilação.

Neste texto, vamos explicar o que exatamente é um tênis esportivo e quais os melhores modelos, de acordo com o esporte praticado. Você também pode conferir como evitar lesões na corrida e quais as características do treinamento funcional

O que é e para que serve um tênis esportivo?

o que é tênis esportivo
Na Drastosa, você encontra os melhores tênis esportivos.

Usar tênis esportivo é o primeiro passo para garantir um bom desempenho na prática esportiva. Isso porque sua tecnologia garante mais conforto e, principalmente, auxilia na prevenção de lesões.

Os modelos comuns podem causar desconforto, bolhas e dores nos pés, costas e joelhos, já que sua tecnologia não é a indicada para absorver os impactos gerados durante a prática de exercícios físicos.

Um tênis esportivo tem como principal característica ser confortável. Além disso, o calçado ideal ajuda a absorver e dissipar a energia que os pés recebem durante a atividade física.

Os modelos específicos para corrida, por exemplo, se diferenciam por oferecer uma pisada e amortecimento melhores. Praticar esportes convencionais, como vôlei, basquete e futebol, também requer atenção redobrada no solado e no tipo de amortecimento.

Além disso, o material que eles são fabricados influencia no nível de conforto oferecido. Porém, essa característica também atua para definir se o seu tênis oferece a transpiração necessária para a saúde dos seus pés.

Como escolher o melhor tênis esportivo?

os melhores tênis esportivos
Um bom tênis esportivo garante melhor desempenho durante a prática esportiva.

Escolher o melhor tênis esportivo depende do tipo de exercício que será praticado. Além disso, algumas características do tênis devem ser observadas.

Isso vai definir se o tênis esportivo é indicado para tal atividade. Dessa forma, detalhes como tipo de pisada, material da estrutura e do solado são fundamentais para definir conforto e capacidade de absorção de impacto.

Portanto, confira a seguir algumas dicas para você escolher o melhor tênis esportivo para as suas necessidades.

1 – Veja qual o seu tipo de pisada 

Você sabia que todos nós temos um tipo de pisada? Basicamente, são divididas entre pronada, supinada e neutra:

  • Pisada pronada: é quando a pessoa pisa para dentro, fazendo com que a parte interna da sola do tênis gaste mais rapidamente;
  • Pisada supinada: é quando a pessoa pisa para fora, dessa foram, a parte externa da sola do tênis gasta mais rapidamente;
  • Tipo de pisada neutra: é quando a pessoa pisa de modo equilibrado, assim, o desgaste da sola se dá de forma igual.

Dessa forma, ao saber o tipo da sua pisada, você consegue identificar qual o melhor tênis esportivo.

2 – Considere o tipo de material do tênis 

Observar de qual material o tênis esportivo é feito também requer cuidados. O cabedal do tênis, parte de cima do calçado que cobre todo o pé, deve ser de materiais que promovam a transpiração.

Além disso, opte por materiais que sejam leves. Porém, que também sejam impermeáveis, para evitar a formação de bolhas e odores indesejados.

Dê preferência para tênis esportivos sintéticos. Esses tipos são mais resistentes e leves, além de impermeáveis e acessíveis em termos de custos.

3 – Confira o amortecimento do tênis esportivo

Os tênis esportivos possuem um amortecimento diferenciado dos demais. Também conhecido como drop, essa é a altura da região do calcanhar do calçado. É a parte mais importante de amortecimento, sendo que cada modelo possui medidas diferentes.

Modelos com drop alto são ideais para quem pratica atividades físicas de maneira constante e busca boa resposta muscular.

Entretanto, fique atento à altura da sola. Isso porque quanto maior o solado, mais o tendão calcâneo se encurta. Dessa forma, a tensão sobre o músculo da panturrilha é acumulada, assim como o uso frequente de salto alto, por exemplo.

Já os modelos de drop baixo são excelentes para quem busca alto rendimento. Geralmente mais leves, também são bastante indicados para treinos indoor, além de atividades ao ar livre.

A altura menor proporciona maior impulso dos pés durante os movimentos. Nesse sentido, fica mais fácil realizar movimentos repetitivos. Além disso, quanto menor o drop, maior é a possibilidade de aproveitar a elasticidade natural do seu corpo.

4 – Fique atento ao tipo de solado

Além do drop do tênis, fique atento também ao tipo de solado – tanto no design quanto no material que ele é feito. Dependendo do tipo de atividade física, a forma do solado interfere no rendimento.

Além do desenho da sola, alguns tênis, principalmente os destinados à prática de corrida e trilhas, possuem a parte de trás mais alta, enquanto a frente é mais macia.

5  – Considere o tamanho do tênis esportivo

Uma dica para você aproveitar ao máximo o conforto do seu tênis é usar um número acima do seu tênis casual. Caso você use a numeração 38, por exemplo, para seu tênis esportivo indica-se a compra de um modelo tamanho 39.

Isso porque, devido aos movimentos repetitivos do exercício, você não corre o risco de ter bolhas ou calos nos pés.

Os melhores modelos de tênis esportivo

Após analisar as especificações técnicas dos tênis esportivos, há um segundo passo para você fazer a escolha certa: saber qual modelo é indicado para cada prática de atividade física, tanto para homens, quanto para mulheres.

Veja a seguir quais são os modelos de tênis esportivos indicados para cada tipo de atividade.

1 – Tênis esportivo para correr

o melhor tênis esportivo para corrida
Os tênis esportivos para correr auxiliam na prevenção contra lesões.

Para comprar o melhor tênis esportivo para corrida você deve saber qual o tipo da sua pisada. Além disso, priorize produtos que sejam feitos com materiais leves e o mínimo de costura possível.

Observe também o tipo de sola que o tênis possui e, principalmente, qual tipo de amortecimento ele tem. Assim, o impacto aos joelhos e tornozelos será minimizado. 

Melhores tênis esportivos para correr:

2 – Tênis esportivos para caminhar

tênis esportivos para caminhar
Escolher o tênis ideal para caminhar é importante para garantir conforto e reduzir os impactos durante as passadas.

Embora a caminhada seja menos intensa que uma corrida, você também deve ficar atento ao impacto gerado aos joelhos e tornozelos. Por isso, verificar o tipo da pisada é o primeiro item a ser observado para comprar um tênis esportivo para caminhadas.

Além disso, itens como solado, amortecimento e drop também devem ser cuidadosamente observados. O tênis esportivo para caminhada ideal deve ser leve, ter boa transpiração e ser confortável. 

Veja os melhores tênis esportivos para caminhar:

3 – Tênis esportivo para treino e academia

O tênis ideal para academia precisa conter características que garantam estabilidade, amortecimento, ventilação e flexibilidade.

Se a sua atividade física na academia for focada na musculação, então é mais fácil escolher o tênis esportivo ideal. Para esse tipo de atividade, indica-se modelos leves, confortáveis e de solado reto.

Além disso, por serem treinos mais pesados, é indicado escolher modelos com materiais mais resistentes. Uma mescla entre couro e nylon é o mais indicado para esse tipo de treino, uma vez que une durabilidade com ventilação e controle da umidade. 

Confira também: Melhor tênis para musculação

Confira os melhores tênis esportivos para treino e academia:

4 – Tênis esportivos para crossfit

como escolher o melhor tênis para crossfit
O melhor calçado para crossfit deve ter um amortecimento firme. Além disso, entressola plana, com um drop baixo, também é importante.

Com a diversidade de treinos que há no crossfit, é necessário um calçado que atenda a diferentes movimentos. Nesse sentido, o cabedal do tênis precisa de muita atenção. Para isso, opte por tênis com estruturas em mesh.

Isso porque os modelos de tênis para crossfit precisam ser confortáveis e respiráveis, para auxiliar na troca de calor entre o ambiente e seus pés. Dessa forma, você evita a proliferação de microorganismos, mau cheiro, entre outros incômodos causados pelo suor.

Os melhores tênis esportivos para crossfit

5 – Tênis esportivo para basquete

Os tênis esportivos para basquete se diferenciam dos demais pelo cano mais alto.

O tênis ideal para a prática de basquete possui algumas características únicas. Conhecidos pelos canos longos, os tênis para basquete possuem essa característica para que as chances de torções sejam reduzidas. 

Além disso, há uma diferença entre jogar em quadras profissionais ou semiprofissionais e atuar em quadras de concreto a céu aberto, por exemplo. Por isso, fique atento ao tipo de amortecimento que o tênis possui. 

Os melhores tênis esportivos para basquete:

6 – Tênis esportivo para trilha

Um bom tênis esportivo para trilha deve garantir aderência e estabilidade.

Em síntese, a prática de trilha se caracteriza por caminhadas longas, em geral em terrenos irregulares. Devido a isso, o tipo de tênis esportivo para essa prática muda bastante, se comparada às demais.

Dessa forma, o solado deve ser o mais aderente possível, mais reto e com ranhuras, para fixar melhor em qualquer tipo de superfície. Já o cabedal, precisa ser impermeável e com malhas respiráveis.

Veja os melhores tênis esportivos para trilha:

Onde comprar tênis esportivo?

Você encontra o melhor tênis esportivo na Drastosa. Especializada em artigos esportivos das principais marcas internacionais, possui os melhores produtos para a sua prática esportiva. 

São opções que oferecem, além de qualidade, o melhor custo-benefício. Além disso, na Drastosa você encontra acessórios para atividades físicas, vestuário e tudo o que há de melhor para você desempenhar o seu máximo durante os exercícios!

Perguntas frequentes

Qual o melhor tênis esportivo?

O melhor tênis esportivo depende do tipo de atividade física que você quer realizar. Dessa forma, para cada modalidade, há um produto com características específicas para você ter um melhor desempenho. Confira qual a melhor opção no nosso post.

Onde comprar tênis esportivo masculino?

Você encontra o melhor tênis esportivo na Drastosa. Especializada em artigos esportivos das principais marcas internacionais, possui os melhores produtos para a sua prática esportiva. Portanto, confira todas as opções de tênis esportivo no nosso post.

Qual a melhor marca de tênis esportivo?

Isso pode variar conforme a modalidade esportiva que você pratica. Marcas como Nike, Adidas, Asics, Mizuno e Olympikus são referência para este tipo de calçados. Veja os melhores tênis esportivos no nosso post.

Quanto custa um tênis esportivo?

Dependendo do modelo e das características do produto, os valores partem de R$ 199 no site da Drastosa. Além disso, ao se cadastrar na loja online você ganha 15% de desconto no primeiro pedido. Confira os detalhes dos tênis esportivos no nosso post.

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!