equipamentos para treino de futebol

7 equipamentos para treino de futebol: o que não pode faltar?

A habilidade com os pés define um craque em campo. Mas, para aumentar ainda mais o desempenho em campo, é preciso saber quais os equipamentos para treino de futebol mais indicados para jogar futebol. Confira as dicas de produtos da Curadoria DRT. 

O futebol é uma das modalidades esportivas mais amadas pelo brasileiro, de acordo com pesquisa publicada na Superinteressante. Para se sair bem ao jogar, ou durante os treinos, é preciso ter muita habilidade com a bola, destreza nos dribles e precisão nos chutes para o gol.  

Contudo, para aumentar o desempenho em campo, os atletas precisam  contar com os equipamentos para treinamento de futebol adequados. Sendo assim, o material para futebol necessário conta com itens como: bola, chuteira, caneleira, uniforme e squeeze. 

Porém, com a variedade de equipamentos disponíveis no mercado para jogar futebol, é comum ficar na dúvida sobre qual produto escolher. Isso é ainda mais complicado se você está iniciando na prática.

Neste texto você vai conferir os equipamentos ideais para jogar futebol. Sendo assim, a Curadoria DRT separou uma lista com os melhores produtos de marcas internacionais, com ótima qualidade e custo-benefício, fundamentais para treinar futebol de campo. 

Você também pode conferir a nossa seleção de camisas de time de futebol nacional e internacional, para treinar ou para torcer.

Os melhores equipamentos para treino de futebol 

Para acertar na escolha dos equipamentos ideais para treino de futebol, é preciso estar atento às tecnologias com as quais os produtos são elaborados. 

Além disso, outras características, como estabilidade, respirabilidade e aderência ao gramado, também são importantes para garantir conforto e desempenho em campo. 

1 – Bola

Certamente, sem bola não há futebol amador, profissional, nem mesmo aquela “pelada” que costuma-se jogar entre amigos. Apesar de serem variadas as marcas, o ideal é que ela tenha o selo da Inmetro, que garante ser um produto de qualidade.

Para o futebol de campo, algumas características da bola são marcantes. Por exemplo:

  • Composição: ser feita de couro, de PVC, de borracha, de poliuretano e de feltro sintético;
  • Peso e circunferência: ela pode pesar entre 410 a 450 g e ter circunferência de 68 a 70 cm.

É importante que a bola para futebol de campo esteja sempre bem cheia. Além disso, bolas vazias podem atrapalhar, e muito, o jogo, principalmente velocidade dos passes e dribles.

Confira as melhores bolas para futebol de campo na Drastosa:

2 – Chuteira

equipamentos para treino de futebol
Chuteira Campo Puma One 5.4 FG Masculina

O conforto em cada jogada também depende de um equipamento essencial: um bom par de chuteiras.

Dessa forma, a fabricação das chuteiras para futebol de campo geralmente é em material sintético, para que proporcionem mais leveza durante toda a partida. Assim, o atleta pode aumentar a sua velocidade ao jogar.

Além disso, as travas são maiores, por exemplo, do que as das chuteiras de futebol society, por conta do gramado. Isso evita que o atleta escorregue durante a partida.

Também é preciso considerar se as chuteiras proporcionam boa estabilidade, flexibilidade, tração e respirabilidade.

  • Estabilidade: os seus pés alinhados com o chão ao longo das partidas, evitando que você pise torto;
  • Flexibilidade e tração: são fundamentais para que as articulações fiquem protegidas, impedindo que você escorregue no campo, além de não limitar a potência dos seus chutes;
  • Respirabilidade: é um fator determinado por tecnologias que permitem que os pés respirem, evitando que o meião fique encharcado e prejudique seu desempenho durante o jogo.  

Confira as melhores chuteiras de futebol:

Veja também modelos de porta chuteira de futebol:

3 – Caneleiras

Para a proteção das canelas, é preciso contar com caneleiras de qualidade. Elas garantem segurança durante as jogadas. 

As mais modernas são elaboradas em fibras de vidro, enquanto as mais usuais, são feitas de EVA, material mais leve e confortável. Há ainda algumas de plástico, mais econômicas. Ou seja, o importante é não deixar de usar as caneleiras, para evitar lesões!

Veja a seleção das melhores caneleiras para futebol:

4 – Meiões

melhores equipamentos para treinar futebol
Meião Palmeiras I 2022 Masculino

Por cima das caneleiras, esteja equipado com um bom meião. Eles também servem para conferir conforto, aumentar a proteção contra pequenos machucados e aumentar a estabilidade da canela.

Nesse sentido, o mais indicado é que eles cubram toda a canela e que sejam confeccionados em tecidos que proporcionem ventilação e evaporação de suor. 

Confira dicas de meiões para futebol:

5 – Shorts (ou calções para futebol)

As partidas de futebol são jogadas com shorts, que tem o comprimento, aproximado, até o meio da coxa, chamado de entre-pernas. O entre-pernas é onde as costuras das partes internas das 2 pernas se encontram. Essa medida não varia com o tamanho da peça, ou seja, não importa se a bermuda é P,M, G ou GG, a medida interna não muda. 

Além disso, os calções de futebol não têm bolsos porque atrapalham na hora do jogo. Dessa forma, acabam sendo mais econômicos por conta disso, mas é um detalhe que deve ser lembrado se você for usar o calção para outras atividades. 

Ainda, os calções de futebol feitos em tecido de malha normalmente têm uma sunga, o que torna o produto mais prático e confortável. Então, você pode escolher um calção feito de malha ou de tecido plano, com ou sem sunga. 

O tecido de malha tem mais elasticidade do que o tecido plano, porém gruda mais no corpo. Por outro lado, os calções de tecido plano são mais leves do que os de malha, e têm caimento mais reto.

Atualmente, quase todos os tecidos planos das marcas internacionais são construídos com fios especiais que garantem diversos níveis de elasticidade.

Dicas de shorts para futebol:

6 – Camisas e regatas

melhores equipamentos de futebol para treinar
Camiseta Masculina Nike Sportwear Club

Em campo, os jogadores utilizam camisas de futebol. Contudo, regatas também são utilizadas nos treinos. Assim como os demais itens de vestuário mencionados, essas peças também precisam assegurar o conforto do atleta. 

Assim sendo, contar com um tecido respirável é um ponto fundamental. Isso porque, uma camiseta ou regata desenvolvida para te manter seco e fresco, é a garantia de não se incomodar com o suor. 

Além das camisas masculinas e das camisas femininas de time, veja dicas de camisetas e regatas para futebol:

7 – Squeezes

Por fim, é necessário manter a hidratação durante os treinos de futebol. Sendo assim, os squeezes são ideais para colocar água, suco e outros líquidos.

Existem modelos de squeezes feitos de plásticos, os mais comuns, mas você também pode encontrar opções de alumínio e outros materiais que ajudam a manter a temperatura da água por mais tempo. 

Confira as dicas de squeezes para seu treino de futebol:

Resumo do post equipamentos para treino de futebol:

Quais são os equipamentos do futebol?

Além da bola, os equipamentos de futebol principais são: chuteira, meião, caneleira, camisa e shorts. Além disso, você também pode ter um squeeze para se manter sempre hidratado. Confira no nosso post dicas dos principais equipamentos para treino de futebol.

Onde comprar roupa de futebol masculina?

A Drastosa é uma loja especializada em marcas esportivas internacionais e nacionais. Sendo assim, aqui você encontra roupas para jogar futebol e também camisas de times para torcer. Confira no nosso post a lista com itens masculinos de futebol.

Onde comprar chuteira para jogar futebol? 

As chuteiras para futebol podem ser encontradas na Drastosa, loja especializada em marcas esportivas internacionais e nacionais. Por isso, veja no nosso post as chuteiras e demais itens de futebol mais indicados.

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!