benefícios da caminhada

Quais são os benefícios da caminhada para o corpo?

Praticar caminhada com frequência influencia na saúde física e mental, já que dá mais energia, auxilia na qualidade do sono, melhora a postura corporal, ajuda a relaxar, entre outros. Confira quais são os benefícios da caminhada para o corpo e quais os produtos mais indicados para esta prática esportiva.  

Caminhar, mesmo que só por alguns minutos, pode fazer muita diferença na sua saúde. Se para alguns a caminhada não parece nada de especial comparada a outras atividades físicas, na verdade, esta é uma das melhores formas de se exercitar e manter em equilíbrio a saúde física e mental, um dos principais benefícios da caminhada para o corpo. 

Dessa forma, independente da idade ou do condicionamento físico, a caminhada é uma atividade física que pode ser realizada em qualquer momento do dia, trazendo diversos benefícios à saúde. Por exemplo, diminuição do estresse e ansiedade, melhora do sistema cardiovascular e da postura, além de fortalecer a musculatura e diminuir o inchaço. 

Essa forma simples de movimento pode ser feita ao ar livre ou na esteira. Nesse sentido, o importante é manter o ritmo e praticar a caminhada de forma regular. Além disso, é interessante apostar em roupas adequadas, que proporcionem maior flexibilidade e movimento, e um bom par de tênis. 

Confira também: As melhores roupas para treino de musculação

Mas afinal, o que é caminhada?

Antes de saber sobre os benefícios da caminhada para o corpo, você já ficou na dúvida sobre a diferença entre andar e caminhar? Basicamente, quando estamos andando, nosso corpo está relaxado, não temos um objetivo esportivo específico e o trajeto percorrido nem sempre será contínuo. Por exemplo, andar pelo shopping ou sair para trabalhar a pé. 

Sendo assim, mesmo que a distância percorrida seja longa, não podemos classificar como caminhada já que, durante o caminho, vários obstáculos podem surgir, como semáforos, momentos em que é preciso desacelerar e acelerar novamente, e assim por diante. 

Já na caminhada, os movimentos são mais acelerados, você dedica um tempo para a prática do exercício físico e se prepara com roupas adequadas.  Além disso, o ambiente escolhido para caminhar também conta muito, já que é preciso buscar lugares em que você possa manter o ritmo e a aceleração, para evitar lesões, além de aproveitar melhor a atividade física. 

Dessa forma, é sempre bom procurar lugares como praças ou parques, ou até mesmo a academia, para que a prática esportiva seja feita sem interrupções e em um trajeto que não varie muito. Com isso, você terá maior controle do ritmo e aceleração, aproveitando da melhor forma os benefícios da caminhada para o corpo. 

9 benefícios da caminhada para o corpo 

Caminhar com frequência pode trazer diversos benefícios para a saúde, por exemplo:

1 – Ajuda a melhorar a função cerebral 

Um estudo realizado pela American Academy of Neurology mostrou que adultos que caminharam por mais de 40 minutos, pelo menos três vezes na semana durante um ano, tiveram a região do hipocampo cerebral, associada à memória espacial, amplificada. 

Isso quer dizer que caminhar por alguns minutos ao longo da semana, auxilia na prevenção de Alzheimer e demência, conforme a idade vai passando.  Ou seja, o simples ato de caminhar ajuda a melhorar a função cerebral. 

2 – Dá mais energia 

Pessoas que não têm tempo de se exercitar, e se sentem cansadas do estresse do dia a dia, podem inserir a caminhada como forma de melhorar a qualidade de vida. 

Isso porque, por ser um exercício físico de menor impacto, caminhar não vai exigir muito esforço e, além disso, vai ajudar a energizar o seu corpo. 

Para começar a sentir os benefícios da caminhada, o único esforço aqui será determinação pessoal e alguns minutinhos dedicados à prática da atividade física. 

3 – Melhora a qualidade do sono 

Ao caminhar, os níveis do hormônio da felicidade – serotonina – aumentam consideravelmente, dando a sensação de relaxamento para o seu corpo. Isso faz com que, ao deitar para dormir, você se sinta mais descansado e, com isso, consiga atingir o sono mais profundo e reparador. 

4 – Combate doenças cardiovasculares 

Se engana quem acredita que a caminhada é apenas um exercício simples. Nesse sentido, de acordo com um estudo do Lawrence Berkey National Laboratory, os benefícios da caminhada para o corpo, principalmente em relação ao sistema cardiovascular, são tão eficientes quanto praticar corrida. 

5 – Diminui o inchaço 

Os benefícios da caminhada para o corpo, como o favorecimento da circulação sanguínea e a diminuição da retenção de líquidos, ajudam a aliviar o inchaço das pernas e tornozelos. 

No entanto, para que a caminhada faça efeito, é preciso beber bastante líquido ao longo do dia e praticar a atividade física de forma regular. 

6 – Melhora a postura do corpo 

A prática regular da caminhada auxilia na flexibilidade, mobilidade das articulações e melhora os movimentos do corpo. 

De acordo com especialistas, caminhar por apenas 30 minutos, pelo menos três vezes na semana, traz benefícios para a coluna, combate a osteoporose e ajuda a manter a postura corporal, além de aliviar dores nos joelhos e nas pernas.  

7 – Ajuda a relaxar 

Por conta da liberação de hormônios causados pelos benefícios da caminhada, e que provocam bem-estar, como a endorfina e a serotonina, o corpo fica completamente relaxado durante a atividade física. 

Dessa forma, estes hormônios liberados atuam de forma direta nas células do sistema nervoso, ajudando no combate de alterações psicológicas, como estresse, ansiedade e depressão. 

8 – Melhora a memória 

Os benefícios da caminhada para o corpo estão até mesmo na capacidade de criar e melhorar a memória. De acordo com especialistas, ao caminhar, nosso cérebro consegue organizar melhor as ideias, fator importante para melhorar a criatividade, por exemplo. 

Além disso, caminhar em lugares abertos, como parques, contribui para intensificar a sensação de bem-estar, o que também ajuda na criação de novas ideias, e na fixação de memórias antigas. 

9 – Diminui a sonolência durante o dia 

Caminhar durante o dia aumenta os níveis de adrenalina no corpo. Com isso, é comum se sentir mais disposto e alerta para realizar atividades cotidianas. 

Além disso, a caminhada melhora a qualidade do sono, já que o corpo gasta mais energia durante a atividade física. No final do dia, pessoas que se exercitam com frequência adormecem mais rapidamente e normalmente conseguem atingir todas as fases do sono, bem como acordam com mais disposição. 

Quais cuidados ter ao caminhar? 

Apesar dos diversos benefícios da caminhada para o corpo, é importante tomar alguns cuidados durante a prática da atividade física, para que lesões ou desconfortos sejam evitados. 

Sendo assim, sempre que for se preparar para caminhar, o recomendado é:

  • Fazer exercícios para alongar o corpo antes e depois da caminhada;
  • Utilizar roupas e calçados adequados;
  • Beber água durante o trajeto da caminhada; 
  • Evitar os horários mais quentes do dia, como entre 11h e 16h;
  • Escolher lugares ao ar livre ou que não tenham obstáculos ao longo do caminho;
  • Não se esquecer do filtro solar e chapéu ou boné para se proteger dos raios nocivos do sol. 

Com isso, além de evitar lesões, você previne problemas de saúde, como desidratação e insolação. 

Produtos indicados para caminhar 

Por ser uma atividade física de menor impacto, você não vai precisar de muitas roupas ou acessórios esportivos, como acontece em outras modalidades esportivas. 

Aqui, o importante é buscar produtos que proporcionem o melhor rendimento possível, além de tecido de qualidade, caimento, modelagem, bem como construção adequados para o tipo de atividade física praticada. 

Por isso, vale a pena utilizar as recomendações abaixo:

Para os homens: 

Para as mulheres 

Resumo do post Benefícios da caminhada

Quais os benefícios da caminhada para o corpo?

Caminhar com frequência traz diversos benefícios à saúde. Por exemplo, diminuição do estresse e ansiedade, melhora do sistema cardiovascular e da postura, além de fortalecer a musculatura e diminuir o inchaço. Confira mais sobre os benefícios da caminhada no nosso post

Benefícios da caminhada pela manhã

Se praticada pela manhã, a caminhada pode te deixar mais alerta ao longo do dia, diminuindo a sonolência e contribuindo para melhores noites de sono. Confira mais benefícios de caminhar pela manhã no nosso post.

Quais os benefícios da caminhada para a mente?

Caminhar por alguns minutos ao longo da semana, auxilia na prevenção de Alzheimer e demência, conforme a idade vai passando.  Ou seja, o simples ato de caminhar ajuda a melhorar a função cerebral. Veja mais no nosso post

Principais benefícios da caminhada ao ar livre 

Caminhar em lugares abertos, como parques, contribui para intensificar a sensação de bem-estar, o que também ajuda na criação de novas ideias, e na fixação de memórias antigas. Veja mais benefícios de caminhar ao ar livre no nosso post. 

Quais os produtos mais indicados para caminhar

Quais os produtos mais indicados para caminhar?Os melhores produtos para caminhar precisam ser leves e confortáveis. Na Drastosa você encontra uma curadoria específica para diversas práticas esportivas. Para caminhar, indicamos o Tênis Columbia Masculino Backpedal. Veja mais opções de produtos para caminhar no nosso post.

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!