melhores roupas para treinar

Quais as melhores roupas para treinar? Dicas e como escolher

A performance nos treinos depende de uma boa orientação, determinação pessoal e de roupas que garantam conforto durante os movimentos. Confira quais são as características das melhores roupas para treinar e como escolher a peça ideal para cada modalidade esportiva. 

Praticar atividades físicas, independente da modalidade, é importante para o corpo e mente. Dessa forma, escolher a melhor roupa para treinar é fundamental para aumentar o rendimento nos treinos. 

Tecidos com tecnologia, modelagem e caimento da peça adequados ao tipo de exercício ou esporte, construção e acabamentos bem elaborados são os itens que você precisa analisar para escolher a roupa ideal para seu treino. 

Isso porque as roupas utilizadas para treinar influenciam na forma como você se sente durante e após o exercício. Um traje inapropriado, por exemplo, pode causar incômodo ou até machucar a pele.

Por isso, antes de escolher sua roupa para treinar, é importante pesquisar e entender quais produtos se adequam melhor à atividade física e às suas necessidades. Para ajudar, preparamos este post com dicas das melhores roupas para treinar.

Características das roupas para treinar 

A principal característica das roupas para treinar é o tecido, normalmente com alguma tecnologia que auxilia no desempenho dos treinos. Modelagem, construção e acabamento das peças também são pontos importantes, que devem ser considerados no momento de escolher a melhor roupa esportiva. 

O tecido precisa ter uma tecnologia adequada para o tipo de treino que você vai fazer. Da mesma forma, a modelagem, que pode ser justa ou ampla,  precisa estar de acordo com os exercícios praticados. 

Como escolher roupas para treinar para diferentes modalidades?

Independentemente da prática esportiva, as roupas para treinar são essenciais para trazer conforto e rendimento ao treino. Nesse sentido, existem peças feitas especialmente para correr, jogar futebol, basquete, fazer musculação, yoga ou qualquer outra atividade esportiva. 

Entender qual tipo de vestimenta se adequa melhor às suas necessidades e à prática de atividades físicas pode intensificar os resultados dos treinos. 

Sendo assim, confira qual roupa é mais indicada para: 

1 – Treino de musculação

melhores roupas para treinar
Bermuda Masculina Adidas 3S Chelsea 

As roupas de musculação precisam de modelagem correta para não atrapalhar os movimentos durante a atividade física. Além disso, elasticidade para proporcionar mobilidade e tecido com tecnologia que permita a transpiração e ventilação da pele. 

No treino de academia, a melhor modelagem é aquela que se ajusta ao seu corpo. Além disso, precisa impedir que a peça se enrosque nos equipamentos ou atrapalhe a execução dos movimentos. Dessa forma, a modelagem da peça pode ser justa ou um pouco mais ampla, dependendo do tipo de exercício. 

É importante se atentar ao tipo de tecido da roupa para treino de musculação. Sendo assim, o tecido de malha tem mais elasticidade que o tecido plano, porém gruda mais no corpo. Os produtos com tecido plano são mais leves que os de malha, e tem caimento mais reto. 

Para as mulheres praticantes de musculação, a dica é apostar em roupas para treinar que facilitam a execução dos movimentos. Leggings, tops, shorts ou shorts-saia são alguns exemplos.  

Para os homens, é interessante investir em roupas mais justas que não atrapalhem o movimento ou enrosquem em algum aparelho. Por exemplo: camisetas, regatas, shorts e bermudas. 

É claro que você pode treinar na academia com qualquer tipo de shorts ou bermuda. Porém, existem modelos que são desenhados para dar maior ênfase na versatilidade, que é o mais importante para o treinamento físico e muscular. 

Além disso, as modelagens dos shorts e bermudas podem ter recortes que melhoram o caimento e facilitam os movimentos. Ainda, optar por tecidos furadinhos melhoram também a ventilação.

Dicas de produtos para musculação:  

Confira também: As 21 melhores roupas para seu treino de musculação

2 – Treino aeróbico 

melhores roupas para treinar
Camiseta Masculina Adidas D2M 3 Listras

A roupa para treino aeróbico deve ter características próprias para garantir mobilidade e conforto térmico, através de tecidos que absorvam o suor.

Dessa forma, peças feitas com recortes de tecidos furadinhos (mesh) ajudam a ventilação. Esses recortes são aplicados em locais estratégicos que melhoram o conforto térmico durante o exercício. 

Os shorts para corrida podem ter sunga. Neste caso, o tecido da sunga deve ser tecnológico, absorvendo e espalhando o suor do lado de fora do tecido. Evitar sempre tecidos de malha de algodão, pois encharcam, aumentam o peso e esfriam o corpo. 

Exemplos de tecnologia de absorção e expulsão do suor são a DriFit da Nike, Climalite da Adidas e Drycell da Puma.

Além disso, os shorts de corrida não têm bolsos laterais mas sempre têm um bolso interno porta-chave.

Veja os produtos mais indicados para treino aeróbico:

3 – Treino de alongamento  

roupas femininas para treinar
Regata Feminina Nike Dri-FIT

As roupas para treinar alongamento precisam proporcionar maior elasticidade e permitir que a amplitude do movimento muscular seja feita sem problemas. 

Dessa forma, roupas de malha com elastano ou roupas de tecido plano com modelagem mais ampla são as mais indicadas para que a movimentação não fique limitada. Para os homens, o recomendado é apostar em bermudas e camisetas que possibilitem os movimentos de forma livre. 

Já para as mulheres, tops, leggings, macacões fitness ou camisetas são uma ótima opção, já que permitem maior flexibilidade na execução do treino. 

Dicas de produtos para treino de alongamento:

Veja mais opções de produtos masculinos e femininos para alongamento

4 – Treino funcional 

melhor tênis para academia
Tênis Masculino Puma Persist XT Knit

Treinos funcionais possuem maior impacto e geralmente são exercícios mais dinâmicos, como agachamentos com saltos e abdominais. Por isso, escolha roupas com tecido de malha, que ajudam no movimento e  elasticidade.

Se o treino funcional é intenso e provoca suor, então os tecidos de malha não devem ser de algodão. Você deve escolher tecidos sintéticos com tecnologia e expulsão do suor.

Sendo assim, leggings ou bermudas, tanto para homens quanto mulheres, são indicadas para evitar o evitar atrito na pele. Tops em estilo nadador ou cruzados também são ótimas opções para dar maior sustentação aos seios, no caso das mulheres. 

Além das roupas corretas para treinar, os tênis precisam contar com sistema de amortecimento, além de características que garantam o conforto e performance durante o treino. 

Dicas de produtos para treino funcional:

O que evitar na hora escolher a roupa para treinar?

Evite usar peças transparentes, que causam incômodo na pele ou que sejam muito apertadas. Além disso, roupas quentes e pesadas não são boas opções, já que causam a perda de água e sais minerais, aumentando o risco de desidratação. 

Para as mulheres, é importante não utilizar sutiãs durante os treinos, pois não oferecem a sustentação ideal e podem prejudicar a coluna. 

Outra dica é evitar acessórios grandes, como brincos, colares e relógios. Isso porque, durante o treino, especialmente em atividades que necessitam de equipamentos, os acessórios podem atrapalhar o movimento. 

Dessa forma, a roupa para treinar, seja qual for a atividade escolhida, deve ter tecido de qualidade, caimento e modelagem específicos para cada tipo de treino. Além disso, construção e acabamento que auxiliem na execução dos exercícios.

Resumo do post as melhores roupas para treinar:

Melhores roupas masculinas para treinar:

Na Drastosa, você encontra as melhores roupas masculinas para treinar. Por exemplo, a Camiseta Masculina Adidas Club é uma ótima opção para treino de musculação. Confira mais produtos no nosso post

Melhores roupas de treino femininas:

As roupas de treino femininas precisam auxiliar nos movimentos e garantir conforto, como a Camiseta Feminina Adidas 3 Listras. Veja mais roupas de treino femininas no nosso post.

Quais as melhores roupas de treino nike:

Na Drastosa você encontra as melhores roupas para treinar da Nike. Ou seja, são peças específicas para corrida, treino e academia, além de produtos para uso casual. Confira no nosso post as melhores dicas de roupas de treino da Nike.

Quais as melhores roupas de academia:

As roupas de academia, além de confortáveis, precisam de elasticidade para não atrapalhar os movimentos durante a atividade física. Dessa forma, confira as dicas de como escolher a melhor roupa de academia no nosso post.

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!